Conhecer os stakeholders da sua empresa é essencial para criar valor para eles, sejam clientes, colaboradores, gestores, investidores ou a própria comunidade em que está inserida.
Quando for preciso fazer uma tomada de decisão, os stakeholders sempre são levados em consideração. A empresa deve buscar atender todas as partes interessadas em prol de uma maior estabilidade.
Ao longo deste artigo você vai aprender:
- – o que são os stakeholders;
- – a diferença entre stakeholders primários e secundários;
- – como identificar os stakeholders da sua empresa.
O que são os stakeholders?
Stakeholder é uma palavra de língua inglesa que, em tradução livre, significa “parte interessada” ou “público de interesse”.
O termo apareceu pela primeira vez em 1963, em uma publicação do Stanford Research Institute, definido como um “grupo sem cujo apoio a organização deixaria de existir”. Porém, a definição como conhecemos hoje remonta aos anos 1980, quando um filósofo estadunidense, Robert Edward Freeman, ampliou o termo.
Para ele, o stakeholder é qualquer um que seja, de alguma forma, impactado pelas ações da empresa, e é essa a definição que utilizamos hoje no universo da gestão de projetos.
Essencialmente, se uma empresa deseja crescer no mercado e alcançar o sucesso, é preciso mostrar valor para aqueles que se interessam por ela. Essa visão mudou completamente a maneira com que as empresas pensavam a tomada de decisão, porque passaram a considerar mesmo aqueles indiretamente impactados pelas ações.
A diferença entre stakeholders primários e secundários
Existem dois tipos diferentes de stakeholders: os primários e os secundários.
Os primários são os principais, os mais importantes para qualquer organização. Eles estão diretamente ligados com o negócio e, muitas vezes, podem ser até mesmo internos à empresa. Eles exercem influência direta. Muitas vezes também estão financeiramente ligados.
Alguns exemplos de stakeholders primários são:
- – acionistas;
- – colaboradores;
- – cliente;
- – fornecedores.
Já o stakeholder secundário é aquele cuja atividade não está diretamente ligada àquela exercida pela empresa em questão. Além disso, geralmente também não estão economicamente ligados. Porém, podem ter o poder de moldar a opinião pública, como por exemplo:
- – público em geral;
- – meios de comunicação;
- – grupos ativistas;
- – governo.
Depois de Robert Edward, diversos autores subclassificaram os dois tipos de stakeholders em grupos ainda mais específicos.
Como identificar os stakeholders de uma empresa?
Se você chegou até aqui, já aprendeu tudo sobre a definição do conceito de stakeholder e também conhece a diferença entre os primários e os secundários, mas como identificá-los corretamente?
Para isso, é preciso seguir um passo a passo. Veja:
- 1. faça uma lista de todas as possíveis partes interessadas na empresa ou projeto. Para isso, um brainstorm pode ser uma excelente ideia, mas também vale conversar com clientes, fazer pesquisa de mercado e análise de concorrência;
- 2. entenda como cada uma dessas partes está interessada. Agora é a hora de determinar qual é o interesse que cada um desses stakeholders têm na empresa. É preciso ter em mente que esse interesse e impacto podem ser tanto positivos quanto negativos. Pense em como os resultados podem impactá-los, como eles podem agregar, como atingem as metas, etc;
- 3. defina o nível de influência do interessado. Quão importante esse stakeholder é para o negócio? Qual é a capacidade que ele tem de fazer com que os resultados acelerem ou sejam paralizados? Quem tem alta influência e alto interesse?
- 4. classifique-os. O último passo é classificar os stakeholders de acordo com o passo anterior. Depois disso você já terá uma boa base para focar a sua tomada de decisão.
Conclusão
Após o passo a passo acima, você terá sua primeira listagem de stakeholders. Porém, lembre-se de reavaliá-los de tempos em tempos, garantindo que o cenário não mudou.
Neste artigo você aprendeu o que é um stakeholder, a diferença entre os primários e secundários e também descobriu como saber quem são as partes interessadas de uma empresa.
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