Você sabe o que são empresas de mmn? O termo significa Marketing Multinível e é conhecido como um modelo de vendas em que o vendedor ganha parte dos lucros obtidos por suas próprias vendas e também pelas de outros revendedores.
Para exemplificar e você entender melhor, é o modo de trabalho de empresas como Herbalife e Mary Kay. Ou seja, ter seus clientes próprios é tão importante quanto conseguir captar novos revendedores para aquela marca.
Empresas de MMN: como funciona e quais as vantagens?
Ao utilizar este modelo é possível manter a força das vendas de uma marca. Funciona como um incentivo extra aos revendedores, que precisam também recrutar novos profissionais.
Sendo assim, os colaboradores se esforçam para trazer novos revendedores e, consequentemente, gerar mais vendas para o negócio, enquanto são, ao mesmo tempo, recompensados por isso, funcionando como uma promoção de cargo.
Os vendedores que recrutam profissionais ficam responsáveis por seu grupo, tornando-se o líder ou gerente. Quanto mais pessoas engajadas na equipe, maiores serão os lucros de todos que fazem parte dela.
Dessa forma, acredito que há vantagens significativas para a empresa e principalmente para os empregados. Dentre elas, destacam-se:
Autonomia
Trabalhar em empresas de MMN dão certa liberdade, pois o colaborador pode escolher seu horário de trabalho, o tipo de produto que venderá, criar sua cartela de clientes e não precisa seguir certas burocracias.
Reconhecimento
O profissional é reconhecido por seu empenho e resultados. Não somente falando de suas vendas, mas ao captar novos revendedores, a empresa oferece uma promoção de cargo. É também uma via de mão dupla, já que a marca consegue novos trabalhadores.
Além disso, funciona como um modelo mais justo de trabalho, em que o ganho é proporcional à produtividade.
Modelo escalável de ganhos
Tendo exatamente esse intuito, as empresas de marketing multinível dão oportunidades para colaboradores crescerem dentro da instituição.
As pessoas que fazem parte de uma rede podem formar e liderar equipes próprias, tendo a chance de ocupar também cargos maiores.
Porém, há certas limitações, pois o intuito aqui é lucrar principalmente com as vendas e não somente com recrutamento de novos revendedores.
Setor em alta
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor movimentou 40,4 bilhões de reais no Brasil em 2016.
Empresas renomadas, como Jequiti, Hinode e Racco adotam o método há algum tempo e fazem bastante sucesso, crescendo ano após ano. Além disso, contam com grandes estruturas e planos de comissão e bonificação bem definidos, garantindo também qualidade nos produtos e serviços.
Confira mais dicas de Marketing aqui no Ignição Digital e esteja sempre informado!
Ótima dica.
Gostei do seu texto. Muito bom parabéns. Obrigado pelas dicas
Ótimo artigo, revela o lado bom do MMN, não fez somente critica como algumas midias fazem. Parabéns pelo artigo.