Em um mercado competitivo, conquistar Leads e fidelizar novos clientes se tornou uma tarefa cada vez mais difícil. São diversos concorrentes se comunicando com o seu público-alvo e, com isso, ele acaba migrando de uma marca para outra sem parar.
Então, como fazer para atingir e atrair novos consumidores e trabalhar para fidelizá-los? Uma técnica nasceu para facilitar todo esse processo, a Geração de Leads.
O que são Leads?
Seja qual for o segmento, o sucesso de um negócio depende diretamente do público para gerar lucros. E o Lead representa as oportunidades de sua empresa fazer negócios via web. Resumindo, quando alguém acessa o seu site pela primeira vez, ele é um visitante. Caso o visitante se interesse pelo seu conteúdo e forneça informações como nome, telefone e e-mail, ele se torna um Lead.
Mas, o que leva alguém a fornecer informações para sua empresa? Algum benefício. Usar o gatilho da reciprocidade aqui é fundamental! Como conteúdos exclusivos, ferramentas, serviços gratuitos, etc.
Se o seu site recebe 50 mil visitas por mês, seu tráfego é alto e você possui apenas números. Mas, se você captar informações de 25 mil visitantes, eles serão seus Leads, que futuramente podem se tornar clientes fieis.
Por que me preocupar com Leads e não com vendas diretas?
Um estudo divulgado no livro The Ultimate Sales Machine, de Chet Holmes, aponta que apenas 10% das pessoas estão dispostas a comprar e ouvir sobre sua empresa.
Então como conquistar os outros 90%?
Se a sua comunicação se baseia apenas em falar sobre o seu produto/serviço, você irá interagir com apenas 10% das pessoas. Para atrair a atenção de todo o seu público, você deve oferecer algo útil para ele, independentemente do estágio de compra. Um dos segredos dos grandes negócios digitais é criar conteúdos relevantes, que atraiam visitantes e gerem Leads.
Invista em uma Landing Page eficiente. Ela é o hall de entrada do visitante com o seu conteúdo, então capriche e conquiste com a primeira impressão.
Inbound Marketing é a principal maneira de atrair clientes com produção de conteúdo. Use ferramentas especificas como: mídias sociais, links patrocinados, e-mail marketing, blogs, plataformas de automação e muito mais.
Tipos de Leads
Eu classifiquei os Leads em três categorias: quentes, mornos e frios.
- Quentes: visitantes que já escolheram o produto/serviço e não efetuaram a compra. Eles precisam apenas de um incentivo.
- Mornos: pessoas que aceitaram receber promoções, porém não se interessam por nenhum produto/serviço. Elas precisam de um incentivo alinhado com o convencimento.
- Frios: visitantes que fizeram contato com você a muito tempo. Eles podem ter perdido a vontade e/ou empatia pelo seu produto/serviço.
Não basta atrair, é preciso nutrir
Quanto mais Leads mais oportunidades. Porém, a taxa de conversão deve ser sempre positiva. Ferramentas como Pipedrive, LeadLovers e RD Station auxiliam você nesse processo. Invista em bons conteúdos e estude a fundo sobre o assunto que introduzimos hoje.
Para você receber novas dicas sobre Marketing de Conteúdo inscreva-se em nossa newsletter gratuitamente. Cadastre seu e-mail no campo destacado da página.
Nesse texto vc diz que quando uma visita entra no site e cadastra os dados vira lead.
mas em outro texto vc classificou como suspects, depois que ele demonstra um interesse consumindo informações ele vira um prospect, para depois virar um lead.
(Que inclusive eu fiquei na duvida de qual diferença de prospect para lead).
E agora fiquei um pouco mais confusa kkkk