O Que é Engajamento? Aprenda a Aumentá-lo!

Descubra o que significa engajamento

Afinal, o que é engajamento? Possivelmente, você já deve ter escutado e até mesmo usado esse termo. Isso porque muito provavelmente precisou engajar a sua equipe ou os seus clientes. Mas será que você saberia dizer o real significado da palavra?

Neste caso acima, o sentido dado é que as pessoas (equipe e clientes) devem ser empenhadas, proativas e comprometidas com algo ou alguma coisa. Porém, existem também outras interpretações para a palavra engajamento, ainda mais depois do surgimento das redes sociais.

É neste sentido que o artigo de hoje vai abordar:

  • – o que é engajamento;
  • – o que significa engajar em redes sociais;
  • – a importância do engajamento no meio digital.

O que é engajamento?

De acordo com o dicionário brasileiro, engajamento significa: “Ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. Participação ou posição ideológica em relação a questões políticas e sociais; militância: engajamento político; engajamento social; engajamento ideológico. Busca de membros ou de pessoas interessadas em partilhar uma causa…”

Podemos concluir, então, que o engajamento nada mais é do que um envolvimento/interação/participação de alguém colaborando com algo específico. 

Com o surgimento das redes sociais, esse conceito passou a se tornar ainda mais presente no vocabulário das pessoas, mesmo aquelas que não trabalham em áreas de marketing digital e publicidade, por exemplo.

Por isso, nesse contexto, você sabe o que é engajamento? Já adiantamos que ele pode contribuir de forma positiva para a imagem do seu negócio.

Mas caso a sua resposta seja negativa, não se preocupe, vivemos para aprender! A seguir, separamos o significado e qual a importância de conquistar o engajamento do seu público-alvo. Anote as dicas e já comece a aplicá-las!

O que significa engajar nas redes sociais?

Se você quer que sua empresa cresça, crie autoridade e alcance cada vez mais sucesso, precisa conquistar e estimular o engajamento do seu público. Por onde? Pelas redes sociais! E caso sua marca ainda não esteja nelas, saiba que hoje não existe mais a opção de não ter presença on-line. O marketing digital é a forma mais eficaz e acessível, hoje em dia, de divulgar um produto ou serviço.

O que significa engajamento nas redes sociais?

De forma simplificada, engajamento nas mídias digitais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outros, são os famosos comentários, curtidas, compartilhamentos, dentre outras métricas que servem para avaliar o envolvimento dos seus seguidores com a sua empresa.

Empresas que alcançam um alto nível de interação com seu público, demonstra que atingiu sucesso. Por quê? Simples, porque a interação, o envolvimento dos seguidores com a marca e os conteúdos publicados, é o que fará a mesma se destacar no mercado.

Pense que o engajamento é como um feedback que mostra que você está conseguindo alcançar quem realmente se interessa pela sua empresa. Além disso, é uma forma espontânea e gratuita de elevar seus posts e conquistar mais clientes.

Qual a importância do engajamento nas redes sociais?

Agora que você já sabe o que é engajamento nas redes sociais, já percebeu que é necessário dar a devida importância a ele, né? Afinal, com essa interação entre marca-consumidor você terá:

  • – mais oportunidade de conquistar visitantes e leads interessados em adquirir seus produtos e serviços;
  • – estabelecerá um canal de atendimento e criará uma relação mais próxima com essas pessoas;
  • – gerará a possibilidade de pedir opiniões e, quem sabe, até realizar pesquisas importantes para tomadas de decisões para sua empresa.

O que significa engajamento nas redes sociais?

A principal vantagem de conseguir engajar seu público nas mídias sociais é conseguir estabelecer um bom relacionamento com eles, o que pode gerar até mesmo mais vendas.

Além disso, considere também que, quanto mais interação e engajamento você conquista, melhor é trabalhada a imagem da empresa. Por isso, dentre outros motivos, é sempre indicado que você tenha a criação de uma boa identidade visual — para que seu público de reconheça!

Conclusão

Hoje você viu como o engajamento é essencial para conquistar uma imagem positiva no meio digital. Além disso, aprendeu que é possível até mesmo conquistar novos clientes e efetuar vendas com essa métrica.

Agora que você aprendeu o que é engajamento e entendeu como aplicar nas suas estratégias digitais, que tal receber direto na sua caixa de entrada mais conteúdos como este? É só assinar a newsletter da Ignição Digital deixando o seu e-mail no campo destacado no topo da página!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Pela primeira vez na história, Erico Rocha e Leandro Ladeira criaram a oferta mais surreal da Black Friday. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para saber mais sobre a oferta.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

2 thoughts on “O Que é Engajamento? Aprenda a Aumentá-lo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *