Uma dificuldade que muitos empreendedores enfrentam é a formação de preço de venda. Quando se fala em precificar um produto digital então, a maioria não sabe nem por onde começar.
A tarefa de dar preço a qualquer produto está baseada no aspecto mercadológico e no aspecto financeiro. Resumidamente, a precificação pode ser definida sobre três pilares: os custos de produção, o lucro e as despesas variáveis.
Diante disso, provavelmente a primeira questão que surge na sua mente é: qual é a diferença entre custos e despesas variáveis?
Custos
Os custos estão relacionados à produção. Um bem de consumo, como uma caneta, por exemplo, tem como custos o valor de reposição do plástico, da tinta e das pontas metálicas usadas na sua fabricação, o salário dos funcionários que a produzem e todos os custos relativos ao funcionamento da fábrica em que ela é produzida.
No caso de infoprodutos, esses custos funcionam da mesma maneira. Entretanto, você não vai calcular materiais físicos. Você deve calcular, dentre outras variáveis:
– A mão de obra necessária para a execução do produto;
– A depreciação dos equipamentos usados para a produção;
– Licenças de software.
Despesas variáveis
Já as despesas variáveis dizem respeito aos gastos gerados com a venda do produto. Dentre eles, o frete de transporte até o ponto de venda, a comissão dos vendedores, as taxas bancárias relacionadas à transação da venda e os impostos sobre a sua comercialização (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSSL, Simples).
Lucro
Como terceiro pilar da formação de preço de venda, temos o lucro. Ele é um pouco mais complexo, pois depende de uma série de questões além das despesas para ser estabelecido.
A porcentagem de lucro deve obedecer:
– A rentabilidade esperada para a sua empresa no plano de negócios;
– O ponto de equilíbrio entre o valor máximo que as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto e o mínimo que você deseja receber por ele;
– Os preços médios da concorrência;
– Sua capacidade de produção.
Pense comigo: quanto menos produtos você puder criar ao longo de um mês, maior deverá ser a sua margem de lucro. Agora, se os preços médios dos seus concorrentes forem baixos, a sua porcentagem de lucro cairá um pouco, para evitar que você perca mercado. O mesmo acontece se o valor que você espera receber pelo seu produto for considerado muito caro pelo seu cliente.
No entanto, a taxa de rentabilidade da sua empresa deve ser obedecida, caso contrário será mais difícil que você obtenha o retorno sobre o que foi investido. É preciso examinar esta questão com muito cuidado antes de bater o martelo por uma ou outra porcentagem.
Outros fatores a considerar na formação de preço de venda
Além dos três pilares clássicos da formação de preço de venda que vimos anteriormente, é importante que o empreendedor observe outras questões, tais como a demanda pela sua solução e o reconhecimento sobre a sua autoridade no mercado.
Quanto maior for a demanda pelo seu infoproduto, mais liberdade você terá para aumentar a sua lucratividade. Idem em relação ao seu reconhecimento no mercado. Como a autoridade é a base do sucesso dos empreendimentos digitais, quanto melhor você for conhecido, mais lucro você terá com seus produtos.
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Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado ;)