O Segredo da Entrega que Surpreende o Cliente

Quando um cliente compra um produto do seu negócio você entrega:

  • O que ele espera receber?

  • Menos do que ele espera receber?

  • Mais do que ele espera receber?

Se a sua resposta foi a primeira ou a segunda opção você não está valorizando o maior ativo do seu negócio como deveria.

Entregar mais do que o seu cliente espera – A técnica do overdelivering

Imagine que você tivesse que fazer uma pesquisa com os seus clientes hoje. Que respostas você acha que teria? Qual você acha que seria o nível de satisfação e a confiança deles no seu negócio?

Muitos empreendedores acreditam que estão fazendo muito ao entregar exatamente aquilo que o cliente espera, já que existem muitos negócios que nem isso fazem.

Mas, primeiro: se você quer ter um negócio de sucesso você não deve se nivelar por baixo e segundo: superar as expectativas do seu cliente não é uma atitude que vai te fazer perder dinheiro como muitos empreendedores pensam, muito pelo contrário.

Talvez o seu pensamento agora seja que gerar lucro entregando o que os seus clientes esperam já é difícil, imagine se for entregar além.

Só que a grande sacada é perceber que entregar mais do que você promete pode ser uma forma de aumentar os seus lucros.

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Pensa comigo: qual é o maior ativo do seu negócio? Os seus clientes, certo? Sem eles seu negócio não iria para frente.

Logo, cliente hiper satisfeito é sinônimo de lucro. Quando os clientes estão muito felizes eles não vão deixar de comprar de você.

Quando você entrega somente o que o cliente espera de você ele pode até ficar satisfeito, mas existem grandes chances de na próxima vez ele comprar da concorrência.

Afinal, ele não teve uma experiência extraordinária. E se ele não teve uma experiência extraordinária tanto faz comprar de A ou de B, certo?

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Agora quando você entrega mais do que ele espera, dificilmente você não será a escolha dele na próxima compra.

O overdelivering significa entregar mais do que esperam de você, superar as expectativas.

Ele é muito poderoso e se você ainda não aplica no seu negócio existem grandes chances de você não estar atingindo o lucro que poderia.

Entregas que surpreendem não são necessariamente presentes

Às vezes você pode estar pensando que o overdelivering vai te fazer gastar um dinheiro que você não tem e que por isso você não condições de aplicar.

Entregas que superam expectativas podem até ser brindes em formas de produto, mas essa não é a única forma de surpreender seu cliente.

Aliás, dependendo do tipo do seu negócio, presentes nem sempre são a forma mais eficaz de fazer overdelivering. Ele pode ser muito mais simples do que você imagina.

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Por exemplo, se você tem um canal sobre literatura na internet. Uma das formas de fazer overdelivering pode ser mandar um e-mail para as pessoas que te acompanham falando sobre os melhores 10 livros que você leu no último ano.

Se você não faz isso normalmente, as pessoas vão ficar surpresas e agradecidas pelas boas dicas que você deu para elas. Produzir conteúdo também é uma forma de entregar mais do que o cliente espera.

Dependendo do seu negócio, fazer overdelivering pode ser abrir um canal de comunicação direto com o cliente, de repente fazer uma ligação que o ajude a resolver um problema.

Para superar as expectativas você deve conhecer muito bem o seu cliente e o seu negócio. Só assim você vai poder se perguntar de que forma ele gostaria de ser surpreendido e conseguir responder essa pergunta.

Vale lembrar que os brindes ou bônus que já fazem parte da sua oferta, que o cliente já está esperando receber não fazem parte do overdelivering, porque eles não causam surpresa.

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Forma de Entrega – Como fazer o overdelivering?

O overdelivering não necessariamente se trata de uma técnica que você pode e deve praticar somente no seu negócio.

Aliás, quanto mais você usar na sua vida privada, melhor. Assim como um músculo, quanto mais você exercita, mais forte ele fica.

Se você é casado, por exemplo, experimente fazer algo especial para sua esposa hoje mesmo.

Você pode abrir um champanhe mesmo sendo um dia normal, ainda que não tenha nada de extraordinário para comemorar.

A base do overdelivering é ultrapassar o ordinário, o comum, o que é normal no dia a dia. É uma forma de entrega extraordinária.

Quanto mais você praticar isso na sua vida pessoal mais fácil será transportar essa prática para o seu negócio.

Pare pra pensar, de que forma você transforma qualquer relacionamento da sua vida pra melhor?

Sendo agradável com as pessoas, fazendo favores, ajudando, certo? Isso é a base de todos os relacionamentos.

E você precisa entender que o seu negócio também é um tipo de relacionamento. Você não deve pensar nos seus clientes como números, mas como seres humanos que eles são. E quem é a pessoa que não gosta de ajuda, de receber um agrado de vez em quando?

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Superar essas expectativas ultrapassa gastos e investimentos em dinheiro. Quando você quer surpreender alguém positivamente é preciso gastar energia.

E no seu dia a dia nem sempre quando você toma atitudes que você acredita que sejam boas, você obtém o retorno que espera por isso. A mesma coisa acontecerá no seu negócio.

Em alguns momentos você pode fazer grandes coisas pelos seus clientes e não e ter o resultado esperado e em outros os pequenos detalhes podem fazer muita diferença.

Quando você decidir praticar o overdelivering às vezes você vai acertar, às vezes você vai errar. Mas se você tomar a decisão de fazer isso pelos seus clientes tenha certeza que o retorno virá. As pessoas estão dispostas a comprar de novo daqueles negócios que entregam mais.

Overdelivering gasta energia, mas a boa notícia é que no empreendedorismo quem mais gasta energia é também quem obtém os melhores resultados. O caminho do sucesso não é o mais fácil, mas é com certeza o mais recompensador. Se você também quer ter os melhores resultados no empreendedorismo digital, inscreva-se agora no 7º Workshop Online e Gratuito da Fórmula de Lançamento. 

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