Você acha que conquistar a atenção de grandes plateias é algo que só pessoas que nasceram com o talento da oratória podem fazer? Se a resposta for sim, saiba que você está muito enganado.
Quem comprova isso é Victoria LaBalme, coach especialista em preparação de palestras e apresentações que já trabalhou com clientes como Microsoft, McDonald’s e Paypal.
Durante a entrevista com Erico Rocha, Victória conta os 3 segredos infalíveis que todos devem seguir ao planejar uma apresentação.
Continue lendo este conteúdo para saber:
Por que é tão importante fazer uma apresentação?
Como distribuir o conteúdo em uma apresentação
Como criar uma boa experiência para a audiência
Como iniciar e terminar uma apresentação
Ajudando pessoas a melhorarem seus discursos
Victoria trabalhou como atriz, atuando em mais de 20 comerciais e um spot do Super Bowl, além de ter participado de shows da Broadway e ter atuado na HBO Theater.
Toda essa experiência em passar mensagens para o público lhe ajudou a perceber o quão importante é a conexão entre quem passa e quem recebe as mensagens.
Por que é tão importante fazer uma boa apresentação?
Em qualquer tipo de apresentação, principalmente nas ao vivo, é essêncial que você passe uma boa impressão para o seu público.
O evento ao vivo é uma oportunidade rara de fazer uma conexão com o público, de passar mais segurança e realizar uma chamada para a ação. Você não pode perder essa oportunidade. Confira os 3 passos para fazer boas apresentações.
1 – Não pense somente no conteúdo
Um dos erros mais comuns é a preocupação exagerada com o conteúdo. Quantidade não é qualidade. Pense, neste exato momento, nas melhores apresentações que você já viu. Já já eu farei uma pergunta sobre isso.
Uma apresentação longa, somente com conteúdo, não será bem aproveitada, pois o público não conseguirá absorver tudo. Você deve apresentar conteúdo de qualidade, mas isso precisa ser mesclado com a experiência.
Como criar uma boa experiência?
Conseguiu se lembrar das melhores apresentações que você já viu? E então, o que elas têm em comum?
Provavelmente elas possuem um apresentador que contou alguma história engraçada, comovente, ou que conseguiu lhe despertar uma sensação forte através do discurso.
Mostre a razão do seu trabalho. Faça que as pessoas consigam sentir o motivo que te faz continuar atuando no ramo que você atua. Elas precisam sentir a sua razão de estar lá, falando com elas. Isso será o seu combustível, a força que te move para frente.
Como passar o conteúdo
A audiência precisa de três coisas: saber, fazer e sentir
Saber: O que eu quero que minha audiência saiba? Qual é a informação?
Fazer: O que eu quero que eles façam com esse conhecimento?
Sentir: O que eu quero que eles sintam? Qual a experiência que quero criar?
A sensação, por exemplo, pode ser inspiração, coragem, ou até mesmo a ideia de que eles estão mais energizados.
Crie uma boa impressão, principalmente no início e no fim
O seu começo deve incluir a razão do seu trabalho, enquanto o momento final deve transparecer a emoção que você quer passar ao público. Nunca termine simplesmente agradecendo a audiência e, em hipótese alguma termine a apresentação com uma sessão de perguntas e respostas.
Segundo Victoria, três coisas podem acontecer durante esse momento, e todas são ruins:
1- Ninguém lhe perguntar nada
2- Muitas pessoas perguntarem e não ter como responder todas as perguntas
3- Alguém pode fazer uma pergunta como armadilha para te deixar numa situação constrangedora.
2 – Não formalize sua linguagem
O que você entenderia se alguém lhe disesse que é preciso ter a oportunidade do corporativo executável?
Era isso que um dos clientes de Victoria estava planejando dizer em uma conferência com mais de 1500 vendedores.
Na hora, Victora disse: “E o que seria isso? Tente dizer o que você quer sem recorrer a uma linguagem muito formal. Finja que você está em um bar e me diga o significado daquilo”.
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Seja claro em suas mensagens
Nem sempre as pessoas conseguem falar o que elas realmente querem dizer, e isso acontece porque elas se preocupam demais em formalizar as coisas e manter a aparência. É melhor ir com o simples e conseguir passar sua mensagem de forma clara.
A audiência quer autenticidade, e ela sente quando você não está agindo de forma natural. Ao ser atendido em uma recepção, com quem você prefere falar: um robô ou uma pessoa?
Você precisa ser você mesmo e definir o que você vai dizer. Isso não deve ser feito por outras pessoas.
Se você está fazendo uma venda, por exemplo, é preciso ter consciência de algo muito importante:
Você precisa mostrar para a audiência onde eles estão, onde eles precisam estar e qual é o buraco entre esses dois locais. O seu produto, no caso, precisa ser a ponte que vai conectar o destino inicial ao final.
3 – Pratique, pratique e pratique
Não tente decorar palavra por palavra. A pratica que estamos falando aqui é para que você saiba muito bem que tipo de informação e sensação você quer passar para a audiência. Grandes oradores, como Winston Churchill, revisavam seus discursos dezenas de vezes.
Fique pronto. O nervosismo, normalmente, vem da falta de prática. Ficar ansioso é normal. Segundo o mentor de Victoria: “Os amadores sempre estão satisfeitos, mas os profissionais estão sempre preocupados, pois sabem que a vida deles depende daquilo que fazem”.
Ficar ansioso, preocupado, é um bom sinal, pois mostra que você se importa com aquilo que está fazendo.
Recapitulando:
Você aprendeu que:
– Apresentações são importantes para passar segurança e construir relacionamento com o público
– O início e final das apresentações devem ser marcantes
– Conteúdo demais é veneno. É preciso equilibrar o conteúdo com a experiência da audiência
– A experiência pode ser passada através de sensações distintas
– A clareza da mensagem será a chave do sucesso, pois o público precisa entender o que você diz
– A prática é fundamental para que você esteja preparado
Ficou interessado nos ensinamentos da Victoria? Confira o vídeo para ver a entrevista completa.
Aprendi muito em menos de 5 minutos! Obrigada
Sensacional….