Olá! Hoje vou falar um pouco mais sobre a importância de otimização on page para atrair milhares de visitantes e transformá-lo em uma ferramenta que vai te gerar mais negócios online.
Na primeira parte dessa nova sequência, Como atrair milhares de visitantes para o seu site ou blog l Parte 01, eu perguntei: por que o site da sua empresa precisa de milhares de visitantes por mês?
A razão de fazer essa pergunta é que, quando você sabe por que tem que atingir aquele resultado específico, a sua estratégia e a métrica que você vai seguir vão ser diferentes.
Por exemplo: se sua empresa fatura com CPM (Custo Por Mil) ou se o seu site ganha com publicidade, você precisa de milhares de visitantes para ter um número maior de page views e, consequentemente, maior faturamento. Já quem tem uma empresa prestadora de serviço precisa de milhares de visitantes para aumentar a quantidade de leads gerados e concretizar mais vendas.
Voltando à pergunta que fiz, a maioria das respostas que recebi foram de pessoas que precisam gerar mais leads, aumentar a lista de emails ou receber mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Agora que você já sabe por que precisa de milhares de visitantes, vamos à segunda parte mais importante desse processo: em termos de estrutura, o seu site precisa estar dentro das diretrizes de qualidade do Google.
E se eu quiser investir só em tráfego pago?
Você pode até iniciar assim, mas eu não recomendo seguir apenas nesse caminho e deixar a otimização de lado. Você precisa cuidar da estrutura do seu site para que ele seja otimizado ao longo do tempo. O ideal é integrar as duas estratégias.
Existem muitas ferramentas que podem te ajudar a cuidar da estrutura do seu site. Ainda assim, a grande objeção da maioria das pessoas é não saber como criar um blog.
Tenho citado muitos exemplos do Klicksite porque, dentro do trabalho que temos realizado junto ao Ignição Digital, um dos mais específicos é a otimização da ferramenta Klicksite.
Com essa otimização, nós conseguimos ajudar quem não tem conhecimento técnico a criar um site que será otimizado para os mecanismos de busca, ganhando uma grande vantagem competitiva. Então, se você não entende da parte técnica, fique tranquilo: a ferramenta cuida disso para você.
Apesar disso, não adianta nada ter uma ferramenta assim se você não entende como o Google funciona, ou seja, como é o processo de indexação e como o seu site pode atrair mais visitantes de maneira orgânica.
O que é preciso para indexar um site?
O seu site precisa ser encontrado. Para isso, é essencial que você tenha o arquivo robots.txt. Também é importante que você tenha o mapa do seu site, com o arquivo sitemaps.XML.
Por fim, temos que falar das palavras chave, ou seja, dos termos que você vai trabalhar, do conteúdo e da linha editorial que você vai seguir. Em breve, vou te mostrar como criar uma linha editorial pensando no seu público e nos mecanismos de busca. Também vou explicar cada uma das etapas do processo de indexação e como usá-lo a favor do seu site.
Para encerrar, quero propor mais uma pergunta. Me conte qual é a ferramenta que você utiliza hoje, qual é o seu gerenciador de conteúdo e se você tem sentido alguma dificuldade com ele. Quais são as suas maiores dificuldades na parte técnica?
Com essas informações, vou fazer conteúdos sobre como otimizar essa parte e transformar o seu site ou blog em um terreno fértil para que possa ser indexado e ranqueado de maneira mais eficiente. Até logo!
Muito bom esse conteúdo! parabéns
Natanael,
dúvidas aqui igual uma metralhadora, organizar conteúdo, categorizar, criar menus e a landing page…acho que já dá pra começar…ah! tenho recebido muitos comentários SPAM , tem coisa em japonês, mandarim, inglês e por aí vai…