Medir a satisfação dos seus funcionários é muito importante para o desenvolvimento do seu negócio. Entender o ponto de vista da sua equipe é uma ferramenta poderosa para que você possa melhorar processos internos e criar uma atmosfera harmônica na sua empresa. O melhor instrumento para isso é a pesquisa de clima organizacional, um questionário interno que mostra como a sua equipe se relaciona e vê a empresa.
É importante descobrir como está o clima organizacional na sua empresa, pois este é um fator que influencia diretamente a motivação dos seus colaboradores, os índices de rotatividade na sua empresa e a produtividade da equipe.
Além disso a pesquisa é um instrumento poderoso para orientar as mudanças pelas quais o seu negócio precisa passar para atrair talentos, otimizar resultados e aumentar a produtividade.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
Todo processo de pesquisa começa com o planejamento. É preciso entender se há algum problema a ser resolvido com mais urgência, que precisa ser explorado com intensidade na pesquisa.
A partir disso é definida a metodologia da pesquisa e são elaborados os questionários de consulta aos colaboradores. Existem alguns tópicos-chave que você pode perguntar para ter um parâmetro geral da empresa, como:
- Satisfação em relação aos salários;
- Integração entre equipes;
- Estilo gerencial dos líderes da empresa;
- Imagem da empresa;
- Benefícios;
- Condições de trabalho no dia a dia;
- Oportunidades de desenvolvimento, etc.
Uma vez elaboradas as perguntas é preciso decidir qual será a forma de resposta. A pesquisa pode ser feita por meio de entrevistas com os colaboradores, envio de formulários, múltipla escolha, brainstorms, etc. Tanto a natureza das perguntas como a forma de abordá-las serão diferentes conforme o tamanho da sua empresa, quantidade de funcionários, localização geográfica das pessoas, quantidade de analistas disponíveis para apurar estes dados e assim por diante.
Com os questionários respondidos é o momento de analisar dados e considerar quais são as impressões dos colaboradores acerca da empresa. Com isso é possível encontrar insights e pontos de melhoria que talvez tenham passado despercebidos aos olhos do empreendedor antes de falar com a sua equipe. Desta forma, estabelecer processos de melhoria contínua e otimizar processos se torna uma tarefa mais fácil para os empreendedores.
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