Quando o empreendedor começa a criar o seu plano de negócios inevitavelmente acaba chegando a um ponto da análise onde precisa buscar informações sobre o seu público-alvo diretamente na fonte. Pode ser que ele precise saber qual é aceitação de um novo produto, ou consultar qual é a opinião dos clientes sobre preços, etc. A melhor ferramenta para todas estas consultas é a pesquisa de opinião.
Muitos empreendedores associam o termo ‘pesquisa de opinião’ diretamente com as pesquisas eleitorais que aparecem na imprensa, contudo este tipo de pesquisa pode ser usado para diversas consultas e é um instrumento valioso para os empreendedores que precisam tomar decisões e não sabem exatamente qual caminho seguir.
A principais vantagens de fazer uma pesquisa de opinião com o seu público-alvo
Usar a pesquisa de opinião para definir os próximos passos do seu negócio é uma medida muito vantajosa para que o empreendedor possa tomar decisões com um respaldo maior, fazendo uma leitura realista do mercado. Entre seus principais benefícios estão:
- Leitura mais precisa do mercado;
- Coleta de dados relevantes para tomada de decisão;
- Verificação da imagem da empresa junto ao seu público-alvo;
- Diminuição dos riscos na tomada de decisão;
- Feedback preciso dos clientes sobre a qualidade dos produtos, serviços, atendimento e demais fatores que influenciam a impressão do público sobre a sua empresa.
Como uma pesquisa de opinião funciona
Antes de mais nada, é preciso definir qual é o objetivo da pesquisa, ou seja, descobrir o que se quer saber sobre o seu público-alvo. Esta primeira decisão é muito importante pois irá orientar todas as outras etapas da pesquisa.
Com os objetivos definidos é traçada uma estratégia para encontrar o público-alvo e desenvolvida uma metodologia de pesquisa para que os dados possam ser expostos de forma mais precisa possível.
A partir do passo anterior são elaborados os questionários e a pesquisa prossegue com a coleta de dados entre pessoas com perfil equivalente ao público-alvo definido nos objetivos da pesquisa.
Os resultados colhidos durante a pesquisa são tabulados por um técnico e é elaborado um relatório com gráficos, exemplos de respostas mais comuns e os dados sobre a metodologia usada. Estes resultados são um retrato momentâneo da opinião das pessoas que se enquadram no perfil consultado.
Uma vez que o empreendedor está em posse dos resultados da sua pesquisa deve fazer uma análise minuciosa dos dados em busca de insights para encontrar as melhores formas de atender às expectativas do seu público.
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