Essenciais para a logística de um negócio on-line, picking e packing ajudam os lojistas a evitarem gastos desnecessários, controlam melhor a saída de produtos no estoque e garantem a excelência de entrega até o consumidor final.
Para evitar a recorrência de contratempos e situações de estresse com os clientes, é importante que as empresas saibam a real diferença entre os dois termos.
Por isso, no artigo de hoje você vai aprender:
- – a importância do picking e packing;
- – o que é picking;
- – o que é packing.
A importância do picking e packing
O picking e packing, juntos, garantem a qualidade do produto e permitem que ele chegue em bom estado ao consumidor final.
Porém, antes que esses dois procedimentos aconteçam, o bom armazenamento dos itens no estoque também faz parte do planejamento.
Por exemplo, imagine que as suas peças encomendadas tenham sido entregues conforme o esperado. Em contrapartida, a embalagem veio amassada e gerou um pouco de desconforto da sua parte.
Essa situação pode mostrar que o armazenamento das embalagens no estoque, por exemplo, não está coerente com um bom planejamento dos produtos da empresa, uma vez que os itens poderiam ter sido prejudicados e até mesmo perdidos no processo de transporte.
Ou ainda, que a empresa fornecedora do deslocamento de mercadorias — transportadora — não teve o devido cuidado na hora de fazer o transporte.
Não adianta fazer a correta separação das peças para envio, se a experiência do consumidor não for satisfatória por completo.
Portanto, além do picking e packing, o procedimento de armazenamento de mercadorias, controle de estoque e fornecimento de transporte também fazem parte da fidelização de clientes.
Mas, o que de fato significam esses dois termos?
O que é picking?
Picking é o termo que usamos para o ato de separação e preparação dos pedidos de vendas. Ou seja, é nesse momento em que os lojistas pegam o pedido do consumidor e separam conforme a encomenda.
A coleta de produtos acontece no estoque e deve ser feita de forma ágil e segura. Nenhum cliente gosta de receber em sua casa algo que não pediu. Por isso, a pessoa responsável por essa separação deve ter a consciência que o seu papel é importante para o processo de fidelização de clientes.
Muitos e-commerces já automatizaram essa demanda e, com isso, aumentou o risco dos produtos serem embalados errados.
Há diferentes modelos de picking que são usados para otimizar tempo, evitar erros e atrasos no processo. Olha só:
Discreto
O picking discreto envolve diferentes colaboradores no início, meio e fim da operação. Esse modelo garante, em diferentes estágios, que a encomenda do cliente está indo corretamente ao seu destino final.
Por zona
Nesse modelo, cada colaborador é responsável por uma zona — parte do estoque. Portanto, cada um só poderá pegar os produtos que estiverem sob a sua responsabilidade.
Por lote
No picking por lote, os colaboradores se responsabilizam por apenas um lote, porém, dentro dele, há vários SKUs — Stock Keep Unit ou, em português, Unidade de Manutenção de Estoque.
Por onda
Cada colaborador fica sendo responsável por um SKU, porém por um tempo estabelecido. Dessa forma, evita acúmulos na expedição.
O que é packing?
Já o packing é a parte de empacotamento dos produtos, sendo de extrema importância para a credibilidade do negócio.
Antes do item ser enviado ao cliente, é preciso uma embalagem adequada para que as peças sejam acomodadas e transportadas com segurança. Mas, além disso, esse procedimento garante a qualidade e previne roubos, furtos e extravios na hora do deslocamento.
Portanto, podemos concluir que o picking e packing são processos complementares. Conseguiu entender a diferença entre eles?
Para garantir que as duas ações sairão conforme o esperado, não deixe de implementar e calcular na logística da sua empresa:
- – o tempo médio de separação de cada pedido;
- – o tempo médio que a encomenda fica na fila para envio do transporte;
- – quanto tempo, em média, o produto chega até o consumidor.
Conclusão
Você aprendeu que o picking e packing são procedimentos que facilitam o desempenho de um e-commerce, aumentam as chances de fidelização e promovem uma melhor experiência aos clientes.
Viu também os tipos de picking existentes para otimização de tempo e minimização de erros na etapa de separação de mercadorias.
E, você? Tem um e-commerce? Se sim, como anda o seu processo de separação, preparação e transporte de produtos? Deixe um comentário no artigo, nós queremos saber!
Para mais conteúdos assim, continue acompanhando o blog da Ignição Digital!