A ideia principal de uma startup, hoje, é entregar o máximo de inovação possível. Sem novidade, nada feito! Porém, para entregar novos pensamentos para o mercado é necessário explicá-los, e é este o objetivo de um bom pitch startup.
Já fez um pitch? Sabe o que é e como melhorar o seu? Confira as dicas que separei abaixo e garanta seu sucesso!
O que é um pitch startup?
Imagine que você, jovem empreendedor e dono de uma startup, teve uma das melhores ideias empreendedoras do século! Só que ninguém tem nem noção do que se trata e você precisa conseguir parcerias e atrair investimentos para viabilizar seu negócio de maneira mais assertiva.
Você precisa explicar isso para essas pessoas, certo? Como fazer isso de maneira rápida, sucinta e eficiente? Com uma apresentação matadora!
É a esse conteúdo, utilizado para explanar o seu negócio rapidamente, que damos o nome de pitch startup. Confira as sugestões abaixo e saiba como fazer o seu:
Seja rápido e claro
Um bom pitch startup tem no máximo dois ou três minutos. Quando MUITO, quatro, mas você precisa ser o ÁS DO PITCH para prender a atenção por quatro minutos.
Além disso, como eu já disse em minhas palestras, ao ser claro em suas ideias você está retribuindo quem te ouve com o bem mais precioso que temos: TEMPO. Ninguém quer perder tempo, muito menos com pensamentos confusos.
Planeje, escreva, tenha um roteiro e PLENO conhecimento de seu negócio, então sua apresentação será impecável.
Aposte em imagens simples
É difícil encontrar algum grupo de investidores ou gestão que goste de ler textos em slides de uma apresentação. Portanto, aposte em imagens simples, que passem o conteúdo unidas à sua explicação de maneira homogênea para ganhar a atenção.
Evite textos, grande quantidade de conteúdo e qualquer aspecto que possa confundir quem está vendo sua apresentação. Vai falar sobre interface? Tenha no slide uma foto da interface e só. Destrinche o resto em sua fala!
Apresente diferenciais e vantagens
Você tem certeza de que sua ideia é revolucionária e única, certo? Ainda que consiga provar isso na apresentação, o que garante que alguém não pode pensar no mesmo e realizar melhor?
Por isso você precisa aproveitar esse tempo para comparar-se com possíveis concorrentes e mostrar porque sua empresa, ainda que ninguém tenha pensado nisso, já é a mais indicada.
Além disso, principalmente no caso de uma apresentação para parcerias ou investimentos, não esqueça de deixar claro quais são as vantagens de entrar em seu negócio para eles! Se possível, mude um pouco seu pitch e mostre alguns benefícios específicos direcionados ao grupo para o qual está apresentando.
Quer saber mais sobre como começar melhor no mercado? Confira os artigos aqui do Ignição Digital!