Imagino que você teve uma boa ideia e quer colocar em prática, mas ainda não sabe como. Pensando nisso, vou tentar ajudar você a fazer um planejamento para abrir uma empresa.
Empreender é o sonho de muitos. Mas é necessário ter dedicação para fazer dar certo. Confere comigo o porquê e como começar a planejar!
Por que fazer planejamento para abrir uma empresa?
Muitos empreendem por sonho ou para driblar situações de crise – como o desemprego, por exemplo. Portanto, é comum o surgimento de novos negócios. Mas, como esperado, vários desses empreendimentos não duram muito tempo. Isso porque começaram sem objetivos, metas e análise de mercado.
Para evitar dor de cabeça, quero te explicar como você pode fazer um planejamento para abrir uma empresa e decolar com mais chances de sucesso!
1 – Faça uma análise de mercado
Como é melhor prevenir do que remediar, nada mais indicado do que começar pesquisando se a ideia que você teve será bem aceita. Você pode fazer essa análise de mercado informalmente, conversando com algumas pessoas que fazem o perfil de quem vai consumir seu produto ou serviço.
Além disso, acompanhar notícias sobre o ramo que você deseja atuar e analisar seus possíveis concorrentes, são dicas para você anotar e não esquecer!
2 – Crie seu modelo de negócios
Tire um tempo para construir informações como a proposta de valor, público-alvo e recursos necessários para iniciar seu negócio. Durante o processo, é importante pensar no marketing também.
Você já deve ter ouvido que propaganda é a alma do negócio, não é mesmo?
Ou seja, pense sobre os canais de divulgação, possíveis parceiros e outras informações que ajudem sua empresa a se relacionar com o público.
3 – Tenha um planejamento financeiro
Organização é tudo quando falamos em dinheiro. Aproveita o modelo de negócios que você aprendeu no item anterior para organizar os custos dos recursos que listou como necessários e manter um controle financeiro.
4 – Estabeleça um cronograma
Colocar as ideias no papel é bom, mas torná-las realidade é melhor ainda!
Para garantir que você não vai se perder no meio do processo, crie um cronograma com as datas de cada atividade. Assim, você vai estar mais organizado e vai ter em mãos seus próximos passos.
5 – Resolva processos burocráticos
Colocar a mão na massa requer atenção para alguns ajustes que podem parecer chatos. Por exemplo: você deve ter encontrado um nome interessante para sua empresa. Mas precisa analisar se já é utilizado e providenciar o registro.
Outros detalhes precisam de atenção, como a contabilidade da empresa, documentos necessários e outras atividades burocráticas.
Mas lembre-se que para dar certo, você tem que começar!
O que achou das dicas? Comenta aqui embaixo se você já empreende ou se está em processo de planejamento.
TO QUERENDO COMEÇAR E NAO SEI POR ONDE