Nós já conversamos sobre as maneiras mais fáceis de encontrar ideias de negócio. Agora é hora de dar mais um passo para o mundo do empreendedorismo digital e criar um plano de negócio detalhado.
Em tese, você já poderia executar a sua ideia de negócios imediatamente, mas será que sabe tudo sobre ela? O plano de negócios é uma ferramenta importante justamente para que você possa enxergar a dimensão real da sua ideia e programar todas as ações necessárias para tirá-la do papel.
Como elaborar um plano de negócio voltado para o empreendedorismo digital
Muitas das demandas dos negócios digitais são parecidas com as de empresas físicas. Por isso, a necessidade de criar um plano de negócios e encontrar soluções certeiras para a organização é igualmente importante.
Começar o seu plano de negócio com um modelo como o Canvas é uma boa alternativa. Ele serve para que você tenha as primeiras impressões de como será o seu negócio digital.
A ideia é criar uma tabela com 9 campos, os quais você deve preencher com as seguintes informações:
– segmento de mercado – Quem o seu público-alvo? Quais pessoas ou empresas serão beneficiadas pelos seus produtos ou serviços?
– proposta de valor – Quais problemas você pretende solucionar com o seu negócio? O que a sua ideia de negócio irá proporcionar aos clientes?
– relação com os clientes – Como será a relação do seu negócio online com os clientes?
– canais – Como o seu público-alvo chega às empresas? Quais meios de comunicação são os seus preferidos?
– atividades chave – Quais são as atividades necessárias para o funcionamento do seu negócio? O que a sua empresa faz?
– recursos chave – O que é preciso para fazer o seu negócio online funcionar? Qual é a estrutura necessária? Quanto tudo isso custa?
– parcerias chave – Quais parcerias são necessárias para o seu negócio? Você terá fornecedores? Qual será a sua relação com os parceiros?
– estrutura de custos – Quais serão os principais custos do seu negócio? Quais custos serão fixos? Quais variam?
– fontes de renda – Como você ganhará dinheiro através do seu negócio? De onde virá a renda necessária para fazer o negócio funcionar? Quem irá pagar pelos seus serviços? Quanto?
Com o modelo criado, você pode usá-lo sempre que precisar tomar decisões importantes sobre o rumo da empresa. Com o plano de negócio bem elaborado, você poderá ter uma ideia detalhada de qual é a sua proposta e o que deve fazer para chegar lá, aumentando as suas chances de sucesso de forma expressiva.
Gostou das informações? Então, assine a newsletter do Ignição Digital e receba mais dicas como essa para impulsionar o seu negócio!
Excelente conteúdo, obrigado por ter postado.
Olá, ótimas dicas, principalmente para pessoas que estão começando agora a ter renda na internet como afiliados, como eu. No aguardo de mais dicas e artigos como esse. Abraços