Existem muitos indicadores que um empreendedor precisa acompanhar. Mas desta vez vou falar de algo financeiramente importante, o PMV, que significa Prazo Médio de Vendas de um negócio.
Caso ainda não saiba, esse cálculo mostra o tempo médio que uma empresa leva para receber o dinheiro dos produtos e serviços vendidos, algo especialmente vantajoso para quem costuma vender a prazo. Se esse é o seu caso, confira alguns motivos para começar a acompanhar esse número!
Controle do fluxo de caixa
Com exceção das compras feitas à vista, geralmente as empresas demoram um tempo para ver a quantia do que foi vendido efetivamente em suas contas bancárias, e é exatamente por isso que o prazo médio de vendas é tão importante.
Obtendo esse número, você consegue ter uma noção média de quando terá dinheiro, de quando poderá pagar os fornecedores e também de quando poderá realizar novos investimentos. Todas essas informações beneficiam o seu fluxo de caixa e ainda contribuem com a gestão de custos da companhia.
Definição de prazos aceitáveis
Quais as possibilidades de pagamento que você disponibiliza para os seus clientes? Aceita cartão de crédito? Boleto? Quantas parcelas, sem juros, podem ser feitas? Tudo isso pode ser estabelecido com base no seu PMV, pois ao conhecê-lo, pode começar a controlar a situação.
Se o prazo médio de vendas está muito alto, por exemplo, tem como opção diminuir o número de parcelas oferecidas ao cliente. Claro que isso precisa ser muito bem analisado, pois pode prejudicar o relacionamento com o consumidor e as vendas, no entanto, é uma alternativa para conseguir adiantar o recebimento e pagar as contas.
Há também a parte positiva. Se notar que o PMV é curto e está confortável para a sua empresa, pode cogitar a possibilidade de facilitar o pagamento, oferecendo mais parcelas sem cobrar juros, algo que pode, inclusive, aumentar as vendas.
Diminuição de perdas
Como o PMV permite ver, nitidamente, se a demora no recebimento é muito alta, acompanhar esse indicador também se tornar imprescindível para empreendedores que desejam fazer uma boa gestão de risco de crédito.
Para isso, é recomendado analisar não só o prazo médio de venda, mas também o prazo médio de compra (PMC) e o índice de inadimplência da empresa.
Compreendeu a importância de observar o PMV? Então comece a fazer isso e continue navegando aqui no meu blog, no qual pode conferir os principais indicadores de vendas para a sua empresa!