Você já deve ter ouvido falar que quem não paga uma conta fica com o “nome sujo”. Mas e quem vende, tem como saber quem está inadimplente? É justamente para isso que a consulta no SPC existe.
No entanto, devo dizer que esse serviço não se restringe a mostrar os maus pagadores. Existem diversas vantagens de utilizá-lo e, neste artigo, vou explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe!
O que é e como funciona o SPC?
A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Na prática, ele reúne diversas informações sobre os consumidores, tais como: nome, CPF, endereço, telefone, dívidas, cheques protestados, dados de compras ou de tentativas de compras, entre outros.
Mas não pense que isso tudo é apenas de PF. Descobri que grandes empresas que prestam serviços de proteção ao crédito possuem bancos de dados até de PJ, ou seja, se você tem um negócio B2B, também pode usar a consulta no SPC para obter informações valiosas sobre os seus consumidores.
Os cadastros com todas as informações citadas são realizados por empresas que, provavelmente, você já ouviu falar. A Serasa Experian, a Boa Vista Serviços SCPC e o SPC Brasil são as principais do mercado.
3 motivos para fazer consulta no SPC
Assim como eu, você irá se surpreender com a quantidade e qualidade de informações fornecidas nos serviços de proteção ao crédito. Por isso, separei três motivos que mostram porque acho que a consulta no SPC favorece o seu negócio. Veja!
1. Restrições no nome
Essa é a premissa básica desse tipo de serviço e funciona assim: com um login e senha, os vendedores entram no sistema específico do SPC, digita o CPF do consumidor e realizam a consulta.
Os resultados mais simples mostram as “consultas anteriores”, que exibem quais lojas ou empresas consultaram o mesmo CPF dentro de determinado período.
Porém, também é possível descobrir as dívidas que o dono do CPF tem em aberto (nos últimos 5 anos), o que permite que o vendedor avalie se a venda é viável ou não.
2. Cadastro Positivo
Outra vantagem na consulta no SPC é o Cadastro Positivo. Lembra que citei que esse serviço não mostra apenas as dívidas das pessoas? Pois é, ele também tem dados sobre bons pagadores!
Com o Cadastro Positivo é possível ver o comportamento do consumidor com base em uma pontuação que soma as contas pagas em dia, as compras realizadas em cartão, os financiamentos feitos e várias outras informações.
Com tudo isso, fica bem mais fácil decidir para quem a sua empresa pode aprovar crédito, abertura de crediário ou até fazer ofertas de condições especiais, algo que, ao meu ver, só tende a contribuir com a fidelização de clientes.
3. Score do consumidor
Embora tudo que eu disse até aqui seja importante, deixei o melhor para o final. Atualmente, uma das grandes sacadas de fazer consulta no SPC é obter acesso ao score dos consumidores.
Nesse tipo de consulta, conseguimos ver a pontuação (de 0 a 1000) de clientes ou prospects, que é feita com base no comportamento e no histórico de pagamento deles. Assim, conhecemos quais os riscos de fechar determinados negócios.
Aliás, fiquei sabendo que existem consultas voltadas exclusivamente para alguns setores, como o imobiliário, e que as consultas mais modernas mostram até um motor de decisão, ou seja, uma espécie de recomendação dizendo se a venda é segura ou não.
Embora as consultas no SPC sejam pagas, com elas, nós, empreendedores, temos acesso a dados reais, podemos diminuir a possibilidade de calotes e ganhamos algo poderoso: a segurança nas vendas.
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