Em tempos de redes sociais e uso extensivo da internet, estar atento ao que as pessoas têm a dizer sobre seu negócio na web se tornou primordial para traçar estratégias e planejar ações que levem ao sucesso da sua marca.
O poder do “boca a boca”, que sempre influiu na construção da reputação de uma empresa, cresceu exponencialmente com a internet e hoje tudo o que é dito online pode se espalhar muito rapidamente e alcançar milhões de pessoas, tornando o monitoramento de marca essencial para prevenir problemas e crises e, também, para direcionar ações.
Se você ainda não conhece a importância e os benefícios de monitorar sua marca na internet, confira este post.
A importância de fazer o monitoramento de marca
A internet se tornou uma espécie de grande confessionário na atualidade e é em suas páginas que as pessoas contam suas opiniões e impressões sobre tudo, inclusive sobre a experiência que tiveram com seu produto ou serviço.
Sendo assim, é monitorando o que elas têm dito na rede que você descobrirá de que forma sua marca tem sido percebida pelo seu cliente e, consequentemente, como ela está sendo apresentada a outras pessoas, dentre elas consumidores em potencial do que você tem a oferecer.
Veja abaixo três das razões que tornam o monitoramento de marca tão importante para o seu negócio e comece já a planejar o seu:
Entender como a marca é percebida no mercado
O principal objetivo de fazer o monitoramento de marca é conhecer a visão dos clientes sobre sua empresa. Usando ferramentas especializadas, você consegue identificar menções positivas e negativas que têm sido feitas sobre seu negócio na internet e, a partir daí, planejar ações que otimizem sua atuação e melhorem a experiência do seu cliente.
Aprimorar produtos e serviços
O monitoramento de marca também torna possível perceber como seus clientes tem recebido seus produtos e serviços, identificando aquilo que é positivo e deve ser mantido, e o que pode e deve ser melhorado, segundo sugestões e experiências do consumidor.
Acompanhar e solucionar crises
Com a rapidez e o alcance da internet, tudo o que é dito na rede pode, em poucos segundos, chegar a um imenso número de usuários. Fazendo o monitoramento de marca, você consegue minimizar e até reverter o impacto de menções negativas à sua empresa. Além de conseguir prevenir possíveis situações de crise.
E então, percebeu a importância do monitoramento de marca para o seu negócio? Você já tem adotado alguma ação neste sentido na sua empresa? Conte sua experiência nos comentários! E para ter acesso a mais conteúdos sobre empreendedorismo, marketing digital e tecnologia, assine a newsletter do blog.