Preciso compartilhar com você o poder de uma boa segmentação para lista de e-mails.
Hoje, além de explicar como dividir os leads que já estão na sua base e os que ainda irá captar, também vou passar dicas de como utilizá-los da melhor maneira possível!
Como utilizar as listas de e-mail estrategicamente?
Muitas pessoas pensam que comprar leads é uma boa prática, afinal, já garantem muitos contatos de uma vez só.
Porém, já conversamos sobre isso em outros artigos e preciso reforçar que estratégias fáceis como essa podem não render bons frutos.
A verdade é que é necessário contar com lista de e-mails qualificadas. Você sabe o que isso verdadeiramente significa?
As melhores lista de e-mails são as que contam com pessoas que se dispuseram a estar ali. Ou seja, que aceitaram fazer parte da sua base de contato.
Imagine que você não permitiu que uma empresa entrasse em contato com você, mas ela sempre telefona ou envia mensagens pelo correio eletrônico. Muito incômodo, não é mesmo?
Coloque-se no lugar do seu público. Ele só quer receber algum tipo de comunicação direta como essa, se tiver dado liberdade para isso.
Portanto, a principal dica para começar a montar sua base é gerar os leads de maneira responsável, com campanhas próprias. Caso já tenha muitos contatos, faça uma análise e filtre para identificar quem vai permanecer.
Por que separar as listas?
Depois que você filtrou todos os seus leads, chegou a hora dee separá-los em listas. Caso esteja se perguntando sobre o porquê, posso explicar.
Vamos supor que você goste de vinhos e compra bastante on-line. Se uma loja já acompanha o seu perfil de compra, sabe quais gostos você apresenta — se adquire mais vinhos tintos do que brancos, por exemplo.
Já imaginou que, mesmo tendo em mãos esses dados, a loja sempre manda e-mail marketing oferecendo vinhos brancos para você? A taxa de interação será baixa, afinal, você não tem interesse.
Agora vamos fazer o exercício inverso.
Se a loja acompanha seu comportamento e sabe que você tem mais interesse em vinhos tintos, quando ela enviar uma mensagem sobre eles, terá muito mais assertividade.
Como no marketing digital a praticidade é uma das maiores riquezas, se este e-commerce separar todos que possuem interesses em comum, terá muito mais facilidade para realizar seus disparos.
Afinal, terá os dados separados em listas específicas e poderá produzir conteúdos de forma direcionada e simples.
Personalização é uma das chaves para o sucesso quando o assunto é marketing de relacionamento, seja on-line ou offline.
Tipos de segmentação
Existem muitos tipos de segmentação. Ou seja, diversas formas de separar suas lista de e-mails.
Você pode optar por separar de acordo com dados demográficos (localidade, idade, sexo, etc), perfil de interesses (gostos pessoais) ou mesmo pelo tipo de interação que os consumidores têm com a sua marca (consome o conteúdo, abre os e-mails, compra os produtos, etc).
Lembre-se de que uma lista bem organizada ajudará você a se comunicar com mais assertividade!
Automatize!
Gostou das dicas sobre lista de e-mails? Agora chegou o momento de colocar em prática.
Além de poder fazer tudo de forma manual, alguns softwares podem automatizar seus disparos, e não apenas isso!
Eles também podem fazer a separação das listas sem precisar da sua intervenção. Incrível, não é mesmo?
Comece agora mesmo a organizar a estrutura dos seus e-mails e surpreenda-se com os resultados!