Por que Utilizar Uma Planilha de Acompanhamento de Vendas?

planilha de acompanhamento de vendas

Você trabalha com vendas e ainda não sabe qual a forma ideal de organizar seus fluxos internos? Isso é uma questão importante, pois o seu sistema financeiro empresarial merece muita atenção, já que afeta os demais setores da companhia. Pensando nisso, vou ajudar você a entender a importância da utilização de uma planilha de acompanhamento de vendas e como prepará-la da melhor forma possível.

O que é uma planilha de acompanhamento de vendas?

A planilha de acompanhamento de vendas é um material útil para gestores ou para responsáveis da área. Quem trabalha com lojas físicas ou até mesmo e-commerce também pode contar com este suporte para melhor organizar os produtos, o que tem em estoque e as saídas.

É interessante que este documento contenha abas distintas para produtos — afim de organizar o estoque — e para os períodos do ano. Isso porque, na parte dos itens que você vende, poderá organizar seu estoque e ter uma visão das suas ofertas internas. Já na aba de vendas por período, terá uma compreensão sobre o que tem mais saída e sobre o resultado mês a mês.

Sobre os produtos, você precisa ter como campos obrigatórios:

  • • nome;
  • • numero de referência;
  • • preço;
  • • observações gerais sobre o item.

Na área do cronograma de vendas é necessário conter:

  • • período/mês;
  • • saídas — para indicar os itens vendidos e suas categorias;
  • • valores;
  • • observações gerais;
  • • total garantido por mês.

Estes são apenas os dados essenciais, mas, você precisa analisar de forma particular para entender como se aplica à realidade do seu negócio. Por exemplo: em algumas empresas, é necessário colocar um campo para o vendedor ou para o responsável, já em outras, é preciso adicionar o canal de venda. Portanto, analise o seu processo interno e crie o modelo de maneira personalizada.

Como fazer a gestão?

Com a sua planilha de acompanhamento de vendas em mãos, saiba que, por mais que prefira ter tudo no papel, é preciso que estes dados estejam, também, no meio digital.

Crie um documento no Excel ou em planilhas on-line para que todas as informações fiquem registradas e não se percam. Tenha um backup dos dados e garanta que seu histórico de vendas esteja a salvo.

Benefícios de contar com essa planilha:

Com a utilização da planilha você garante:

  • organização interna;
  • visão ampla das suas vendas;
  • relatorização simplificada;
  • visão dos melhores vendedores;
  • compreensão de quais produtos são os mais queridos pelo público;
  • insights para novas estratégias e muito mais!

Agora que já sabe tudo sobre a planilha de acompanhamento de vendas, pode começar a criar a sua e elevar a performance do seu negócio! Preparado? Depois me conta os resultados!

Aproveite e saiba quais são os benefícios dos grupos de vendas no WhatsApp!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *