Avaliar o desempenho dos funcionários é fundamental para criar um ambiente de pleno desenvolvimento dentro da empresa. E é através de um modelo de avaliação de desempenho adequado às necessidades do seu negócio que será possível ter em mãos os elementos necessários para avaliar os colaboradores.
Métodos de avaliação de desempenho mais comuns
Existem três formas mais comuns de avaliar o desempenho da sua equipe. Veja os detalhes de cada uma delas:
Avaliação feita pelo gestor
Na mais tradicional, a pessoa com o nível hierárquico maior avalia os subordinados, o que acontece por meio de critérios pré-estabelecidos, e dá o feedback sobre o que espera de cada um, verificando o último período de produção.
A principal vantagem desse método é a adoção dos mesmos critérios para a avaliação de qualquer colaborador. Já a desvantagem está no fator credibilidade: como depende somente do gestor, pode ser que tenha distorções em função da opinião pessoal dele sobre um ou outro subordinado.
Avaliação feita pelo funcionário
Também é possível fazer uma auto avaliação, que acontece a partir da reflexão do colaborador sobre o próprio desempenho.
Nesse modelo de avaliação de desempenho são cumpridas duas etapas. Primeiro o funcionário deve fazer uma autorreflexão sobre o seu desempenho e, logo após as suas conclusões, deve debatê-las com o gestor.
A vantagem disso é dar a oportunidade para os funcionários refletirem sobre a própria performance no trabalho, alinhando com o gestor o que está correto ou não. O maior problema reside na distorção de resultados de acordo com os interesses e visões particulares do avaliado.
Avaliação completa
A terceira é a avaliação 360°. Nela todos os colaboradores se avaliam e cada um é avaliado por seus chefes, pares de função e subordinados.
Esse método é o mais preciso em relação aos resultados, porém é o mais trabalhoso. Nele, cada colaborador deve ser avaliado por seus superiores, colegas de cargo e subordinados.
Algumas empresas incluem também a visão de clientes e fornecedores, mas essa fórmula só se aplica se houver um método contínuo e que não confunda a visão dos clientes e fornecedores na hora de separar a opinião sobre a empresa da opinião sobre o colaborador.
O que é essencial no modelo de avaliação de desempenho?
Independentemente do método de avaliação escolhido, existem alguns elementos que são fundamentais na análise da performance de qualquer funcionário.
Você pode customizar o seu modelo de avaliação de desempenho conforme for mais adequado para a sua empresa, mas ele sempre deve ser composto por quatro pilares:
1. Avaliação dos resultados
É preciso verificar se o colaborador tem atingido as metas e objetivos esperados. Você deve iniciar a conversa falando sobre as perspectivas da empresa para o próximo período e fazer um balanço sobre as expectativas passadas. Avalie se foram atingidas ou não e dialogue sobre isso.
2. Análise das competências
Além dos resultados, é necessário que a empresa avalie quais habilidades e competências esperadas. Você deve ser muito criterioso e demonstrar o que deve ser mais valorizado para cada cargo, avaliando, inclusive, o que é importante para uma promoção futura.
3. Análise das atitudes
Comprometimento, iniciativa, relacionamento com os outros funcionários, entre outros comportamentos também devem ser avaliados, pois são fatores que influenciam diretamente a motivação e o clima dentro da empresa.
4. Sistema de recompensas
Para manter a equipe motivada é preciso ter um sistema criterioso de recompensas para as boas avaliações, caso contrário, não haverá incentivo para que os seus colaboradores se desenvolvam dentro da empresa.
Essas são as principais dicas para você montar o seu modelo de avaliação de desempenho. Continue navegando pelo meu blog para obter mais conhecimento sobre gestão e me acompanhe também no meu canal do YouTube.