Não existe nada mais desagradável do que acessar um site via dispositivo móvel e o mesmo ficar distorcido ou, pior ainda, impossível de navegar. Não é à toa que muitas empresas investem no site mobile para manter e atrair visitantes, já que o número de pessoas que navegam via dispositivos móveis é muito maior do que aqueles que acessam o desktop.
No post de hoje, eu vou falar tudo o que você precisa saber antes de criar um site mobile. Atente-se às dicas!
Antes de tudo, entenda o que é um site mobile
Também chamado o mobile friendly, o site mobile é aquele que é adaptado para os aparelhos celulares. Ele dispões de conteúdos com o intuito de facilitar a navegação, leitura e acesso dos usuários.
É comum que muitas pessoas confundam o site mobile com o responsivo. Enquanto o primeiro, como expliquei, é completamente pensado para os dispositivos móveis e tanto imagens quanto textos e demais atributos são acessados de maneira amigável para não comprometer a experiência do consumidor. Nesse caso, ele funciona como um segundo site, pois até mesmo seus códigos são outros. Muitos deles, inclusive, possuem um subdomínio que inicia, geralmente, com m.nomedosite.com.br.
O responsivo, por sua vez, é aquele que se adapta a qualquer dispositivo ajustando ao tamanho da tela e ao conteúdo de maneira que não comprometa a experiência do usuário.
Pense em todos os detalhes
Criar um site mobile não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, estamos falando de um site que deverá se adaptar à tela do celular e, ainda assim, proporcionar ao usuário uma navegabilidade incrível.
Por isso, antes de criar um site mobile, é fundamental ater-se aos detalhes de design, quais são os melhores ícones para telas menores, o que acontecerá quando o celular for segurado pelo usuário, dentre outros atributos.
A navegação deve ser simplificada
Considerado o fato de que a navegação pelo desktop exige, muitas vezes, o uso de um mouse. É importante entender que isso não acontece no celular e, por isso, a chave para a navegação é proporcionar ao usuário uma experiência mais visual e intuitiva. Nesse caso, a frase “menos é mais” faz todo o sentido. É importante deixar as informações acessíveis somente quando o cliente quiser.
Lentidão de tempo de carregamento
Para que seu site esteja ranqueado, o Google usa alguns critérios e, entre eles, está a velocidade de carregamento do site. O site mobile foram aprovados pelo Google por respeitarem a regra “evitar redirecionamento da página de destino”, ou seja, o site não exige redirecionamento. Isso torna a visualização mais otimizada e reduz o tempo de carregamento.
Na era da tecnologia, tudo o que as pessoas mais querem é rapidez e fácil manuseio. Por isso, o seu negócio não pode ficar para trás. Investir no site mobile é convidar os usuários a acessarem cada vez mais a página e, assim, converter muito mais!
E você? Tem ou pensa em ter um site mobile? Deixe a resposta nos comentários!