Quando falamos sobre o mundo corporativo, é comum ouvir dizer que existem diferenças entre chefe e líder e que isso influencia no desempenho das equipes, não é mesmo?
O senso comum diz que não é difícil ser chefe — basta dar ordens e cobrar resultados – enquanto a liderança é uma tarefa mais complexa, que envolve o engajamento e a motivação da equipe subordinada. Porém, será que é isso tudo mesmo?
Neste artigo você vai aprender:
- – as diferenças entre chefe e líder;
- – chefe e líder: em que momento exercer cada papel;
- – como superar a diferença entre chefe e líder.
As diferenças entre chefe e líder
Entender as diferenças entre chefe e líder é primordial dentro de uma organização. Veja:
São atribuídas aos chefes algumas características rígidas e centralizadoras. São exemplos:
- – delegar funções arbitrariamente;
- – exercer o poder de forma autoritária;
- – foca mais nos processos do que nas pessoas;
- – não incentiva seus colaboradores;
- – cobrar resultados;
- – verificar as falhas dos subordinados;
- – dar ordens e controlar, com firmeza, as atividades e comportamentos dos funcionários.
Já o líder é visto como uma figura democrática, que:
- – participa da organização das tarefas junto com a equipe;
- – motiva os colaboradores;
- – sabe ouvir e admite seus erros;
- – presta atenção nos colaboradores e é capaz de identificar os seus pontos fortes;
- – são respeitosos com os colaboradores;
- – é focado na solução dos problemas.
Este, em vez de procurar um culpado para punir, ele está sempre de olho na forma ideal de resolver situações, a fim de ensinar o grupo a atuar de forma assertiva. Essas são as principais diferenças entre chefe e líder.
Chefe e líder: em que momento exercer cada papel?
Quando ouvimos falar das principais diferenças entre chefe e líder, é comum escutarmos frases como:
- – “o chefe cobra resultados, o líder motiva a equipe“;
- – “o chefe diz: você faz, o líder diz: nós fazemos”;
- – “o chefe delega de forma arbitrária, o líder é democrático”.
As características apontadas como intrínsecas ao papel de chefe são associadas com maus líderes e fazem com que as pessoas as liguem esse tipo de posição à uma visão ultrapassada, determinando, para elas, o que é ser chefe.
No entanto, quem ocupa um cargo de comando sabe que, em determinados momentos, o exercício da liderança exige alguns comportamentos ligados à chefia. A questão é: como equilibrar?
A resposta mais óbvia é também a que mais se adequa ao problema: é preciso sentir o que a sua equipe necessita.
Quem se dispõe a liderar um grupo precisa ficar atento às necessidades dos seus comandados. Entender as diferenças entre chefe e líder é importante, mas nem tudo é preto no branco. O equilibro é fundamental e apenas com a prática e vivenciando situações diversas será possível se tornar o líder perfeito.
Como superar a diferença entre chefe e líder?
Toda equipe precisa de motivação, isso é óbvio, mas, em alguns momentos a cobrança se faz necessária, inclusive para motivar.
O mesmo acontece com a delegação de tarefas. As urgências, muitas vezes, não podem ser debatidas. Cabe ao gestor decidir quem será o melhor profissional para executá-las naquele momento, por exemplo.
A firmeza e a liderança participativa podem andar de mãos dadas, desde que haja equilíbrio. Nem sempre será possível consultar todos os envolvidos antes de alterar um processo, por exemplo, mas é preciso estar aberto para voltar atrás nas decisões, caso perceba-se que algo não foi implementado da maneira ideal.
Atitudes que diferenciam um chefe de um líder
Algumas atitudes podem fazer a diferença no seu trabalho como um chefe que é um bom líder. Veja os exemplos:
- – compreender o perfil de todos e de cada um — é fato que sua equipe, vista de uma forma geral, tem um perfil. Contudo, é indicado que você conheça os atributos de cada colaborador, a fim de compreender quais os pontos fracos e fortes de cada um, para ajudar a desenvolvê-los da melhor maneira possível;
- – estar aberto a sugestões — seja um bom ouvinte e receba as opiniões de todos de maneira amigável. Escute e, caso elas façam sentido, veja o que pode ser feito para se desenvolver em cada ponto;
- – dar feedbacks e acompanhar resultados — faça um acompanhamento mais próximo dos seus funcionário, dando feedbacks e seguindo lado a lado para garantir que uma melhora contínua;
- – parabenizar por conquistas — não seja o tipo de chefe que só passa algum feedback quando existe pontos a serem superados. Aprenda a parabenizar por atitudes positivas;
- – dê exemplos — seja o primeiro a agir de acordo com a visão, missão e valores da empresa.
Conclusão
Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre chefe e lider, bem como quais são as características da boa liderança, ficará muito mais fácil aplicar isso em seu dia a dia e em sua trajetório profissional
Faça uma autoavaliação, veja se você é líder ou chefe e o que pode fazer para melhorar sua atuação. Aqui, você aprendeu o que caracteriza o chefe e o líder, além de entender como as atitudes de cada um podem ser aplicadas no dia a dia.
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Muito show esse texto!!
Isso sobre diferença sobre chefe e lider faz muita diferença nas empresas, o profissional se sente bem mais engajado com um lider..
Obrigado
Gostei obrigado
Gostei muito mas gostaria de receber vídeos se possível obrigado
Preciso de vídio por favor gostei muito do conteúdo.
Sou supervisor de um hospital, e tenho sob minha liderança 35 pessoas. Tento ser um líder democrático e justo. Tenho problemas de comportamentos e posturas, mas consigo liderar minha equipe com profissionalismo. Lidar com o ser humano não é fácil, mas dá pra fazer.