O sonho de todo gestor de vendas é ver a sua equipe batendo metas ousadas e cada vez mais desafiadoras para contribuir para o crescimento da empresa e até mesmo para a realização pessoal. Por isso, os indicadores de vendas são tão importantes, já que mostram exatamente o desempenho da equipe de vendas e quais pontos podem ser melhorados. A seguir, saiba quais são os principais indicadores de vendas para a sua empresa.
Entenda o que são os indicadores de vendas
Também chamados de “indicadores de desempenho”, eles são dados e informações numéricas que dizem respeito a uma determinada situação. Com os resultados é possível acompanhar e mensurar a execução de um processo e fazer comparações com os resultados alcançados.
Os indicadores de desempenho mostram como está o cenário atual da empresa e se ele vai ao encontro com o objetivo traçado.
Um negócio que não possui nenhum indicador, com certeza fará com que a empresa se depare com inúmeras dificuldades.
Conheça os principais indicadores de vendas
Agora que você já sabe o que são indicadores e a importância deles para o seu negócio, separei os principais para o acompanhamento das suas vendas. Veja:
Volume de Vendas
Acredito que boa parte dos negócios faz o acompanhamento de vendas. Essa é uma prática comum, porém, os processos precisam ser feitos de forma eficiente e efetiva.
O indicador de volume de vendas pode ajudar (e muito!) para a gestão do negócio, pois pode trazer outros dados e, com isso, mais insights.
Com os dados do volume de vendas é possível prever o faturamento dos próximos meses, o que facilita na reposição do estoque, priorização das compras que são necessárias e afins.
Ticket Médio
O ticket médio representa quanto os clientes gastam, em média, com os seus produtos/serviços. Para saber o ticket médio, basta usar essa fórmula:
ticket médio = valor total do bruto de vendas ÷ quantidade total de vendas
Tendo os dados em mãos, o seu negócio poderá encontrar alternativas que antes não eram possíveis.
Mix de Produtos
Parecido com o ticket médio, o indicador de mix de produtos funciona para as vendas adicionais. Por meio dos dados analisados, a equipe de vendas poderá fortalecer a comercialização de produtos que não estão sendo bem aproveitados no momento da análise. A atenção especial vai para o vendedor que deve perceber os produtos que o cliente não compra da empresa, mas certamente adquire da concorrência.
É claro que existem inúmeros outros indicadores que devem facilitar a gestão de vendas. Porém, em excesso, eles podem dificultar o trabalho do gestor comercial que perderá tempo no acompanhamento de métricas excessivas. Portanto, estabeleça indicadores de vendas que realmente farão a diferença e ajudarão o seu negócio.
E você? Tem algum outro indicador de vendas que usa no seu dia a dia? Deixe a resposta nos comentários!