Sabe aquele antigo ditado de que não é possível agradar gregos e troianos ? No mundo do mercado digital isso também é uma verdade, e o nome utilizado para definir as pessoas que não estão satisfeitas com o seu negócio é cliente insatisfeito.
Com a internet ao alcance da maioria das pessoas, e principalmente por meio das redes sociais, tem sido ainda mais fácil e rápido propagar as insatisfações. Mas não se desespere!
Se você está passando por esse problema no seu negócio, fique tranquilo pois preparei ótimas dicas para te ajudar!
Como lidar com o cliente insatisfeito?
Lidar com clientes insatisfeitos pode ser bem frustrante. Veja como driblar isso da melhor forma:
Dê atenção ao cliente insatisfeito
Você precisa ter a noção clara de que mesmo que faça tudo bem feito, sempre haverá alguém que não estará completamente satisfeito com o que você faz. Por isso, não se preocupe quando os clientes insatisfeitos começarem a aparecer.
O primeiro passo que você precisa tomar quando isso acontecer é dar muita atenção a essa pessoa. Escute tudo o que ela tem para falar, e tente entender os motivos dela não estar satisfeita com o seu serviço ou produto.
Quando você tenta compreender as razões do cliente insatisfeito, com isso mostra que se interessa pelo que ele tem a dizer. Essa é minha segunda dica!
Mostre-se interessado
É muito importante que seus clientes nunca se sintam ignorados, principalmente quando fizerem uma reclamação.
Então, mostre que você tem interesse no que eles têm a dizer. Isso significa que você precisa tentar compreender se o motivo da reclamação é justo ou não. E mesmo que não seja uma causa legítima para tanta insatisfação, mostrar-se interessado. Isso significa também não discutir e querer rebater os argumentos de quem fez a reclamação.
Deixe o cliente insatisfeito falar
Evite interromper a pessoa enquanto ela faz uma reclamação. Escute tudo o que ela tem para falar até o final. Com isso, você permite que ela extravase e consiga verbalizar tudo o que está pensando.
O importante aqui é você ter muita paciência!
Disponha-se para resolver os problemas
Esteja pronto para ajudar da melhor maneira possível, mesmo que isso signifique apenas direcionar o cliente insatisfeito para ele mesmo resolver o problema que criou.
Mostre-se disposto a mudar as más impressões de alguém sobre o produto ou serviço diminui a tensão que uma insatisfação pode gerar.
Ficou com alguma dúvida? Aproveite que agora você já sabe como lidar com um cliente insatisfeito, e não perca as novidades da Ignição Digital!