5 itens de peso para promover a sua imagem e seus produtos (são simples, mas incríveis)

promover produtos profissional ganhar autoridade

É final de semana, sábado à noite, e você resolve ir ao shopping para conferir o novo filme que está em exibição desde a semana passada.

Quando você chega à praça de alimentação, vê um grande palco montado, e várias pessoas sentadas em cadeiras que foram preparadas para a apresentação.

Segundos depois, um homem com uma camisa social rosa e calça jeans aparece no palco, e logo sua imagem aparece nos telões. Todos acompanham o palestrante com os olhos, e você percebe que também está fazendo isso.

Talvez você não saiba, mas o fruto do seu trabalho também pode ser o “palestrante” que está recebendo a atenção de todos os presentes.

Na entrevista de hoje, Erico Rocha conversa com Bill O’Hanlon, psicólogo e escritor que dá dicas sobre como escrever livros e ganhar destaque no mercado das publicações.

Se você quer ser a pessoa que está em cima do palco, confira as dicas de Bill e saiba como prover sua imagem profissional.

Nesta entrevista

– 5 dicas para você se transformar no palestrante que está em cima do palco (veja como chamar a atenção para o seu trabalho)

Aprendendo a ensinar

Bill já publicou mais de 30 livros, retratando em muitos deles a sua experiência com a psicologia.

No entanto, ele acabou se tornando um ótimo escritor, e depois de ajudar um amigo a escrever um livro, ele acabou se tornando um tipo de coach para autores.

Mas o que ele ensina exatamente?

– Como escrever um livro de forma clara e consistente
– Como construir o palco que será a base da sua carreira (o seu trabalho será o palestrante)

Depois do sucesso do livro de seu amigo, Bill resolveu lançar uma obra chamada “Write is a verb”, cuja tradução livre é “Escrever é um verbo”. Nele, o autor ensina suas técnicas de escrita.

A segunda parte é o tema principal da nossa entrevista, e mostra que um autor precisa não só de uma boa história para fazer sucesso…

A técnica do CARVE

Durante a entrevista, Bill disse que sigla poderia não fazer muito sentido em português, o que de fato é verdade, mas veja como esses princípios podem lhe ajudar a estabelecer um negócio de sucesso, seja ele com livros ou não.

C = Connect (Conectar)
A = Accomplish (Realizações / Feitos)
R = Relationship (Relacionamento)
V = Visibility (Visibilidade)
E = Evidence (Evidência / Prova)

Bill diz que você deve “Crave your plataform” (construir e fixar o seu palco), pois você será notado justamente por estar em cima dele.

1- Você precisa fazer conexões (Connect)

Conhecer pessoas em eventos, festas, trabalho, ou até mesmo durante entrevistas, são formas de criar conexões.

Uma conexão é, basicamente, conhecer alguém e saber o que aquela pessoa faz, mas isso tem que valer para todos os envolvidos, pois não adianta você se lembrar da pessoa e ela não se lembrar de você.

Por que isso é importante?

Porque ser conhecido mostra que você é alguém com algo a oferecer, principalmente se a pessoa que lhe conhece está inserida em um grupo de prestígio.

2- Faça acontecer e gere resultados (Accomplish)

Você ministrou várias palestras? Escreveu livros? Conseguiu aumentar as vendas de uma empresa em mais de 50%? Criou uma técnica para agilizar algum procedimento?

Você precisa de algo, feito por você, que impactou positivamente a vida de outras pessoas.

Por que isso é importante?

Porque as pessoas saberão que podem esperar boas coisas de você.

3- Construir um relacionamento (Relationship)

a conexão é algo muito simples, e faz parte do primeiro passo para a construção do relacionamento.

Em uma sala de aula, por exemplo, você e todos os outros alunos estavam conectados. Tinham os mesmos professores, estudavam na mesma sala, recebiam as mesmas atividades…

Mas isso significa que vocês tinham um relacionamento.

O relacionamento ocorre quando há troca de informações valiosas, quando alguém faz um favor para o outro, ou quando essas pessoas vivem algum tipo de experiência importante juntas.

Por que isso é importante?

Já falamos várias vezes por aqui como o relacionamento com a sua audiência pode aumentar os lucros da sua empresa.

O mesmo vale para suas conexões. Um bom relacionamento com eles pode abrir as portas para grandes oportunidades.

Que tal investir no marketing de relacionamento?

4- Quem não aparece não é lembrado (Visibility)

O maior exemplo disso são as “celebridades” do Big Brother. Milhões de pessoas no Brasil assistem ao programa, não é mesmo?

No entanto, pergunte a um fã do programa, que assiste a todos os episódios, quais são os nomes dos participantes da edição de 2011. Ele provavelmente não lembrará de muitos. Essas pessoas só tinham a imagem para aparecer, e nem isso possuem mais.

Para ser lembrado, é preciso aparecer. Participar de programas de TV, rádio, entrevistas no Youtube, podcasts…

Qualquer canal que faça com que sua mensagem seja repassada às outras pessoas.

E por que grandes escritores não são esquecidos mesmo depois que morrem?

Grandes escritores, músicos, artistas, empresários, entre outros, não são esquecidos por um motivo: eles são GRANDES. Possuem uma obra com algum tipo de relevância, e sempre apareciam quando possível.

Produza bons resultados e não se esconda do mundo, pois isso fará com que você seja lembrado.

5- Entregue provas (Evidence)

Por último, mas não menos importante, entregue provas de todos os itens que foram apresentados.

Você ministrou várias palestras? Deu grandes entrevistas? Escreveu vários livros? Pois dê um jeito de provar isso!

Não precisa exagerar e se autopromover o tempo inteiro, mas as provas (fotos, vídeos, o produto) precisam ser encontradas com facilidade.

Por que isso é importante?

Se a pessoa nunca lhe viu, essa será uma das poucas maneiras que ela terá para confiar no seu trabalho.

Recapitulando

– Faça conexões
– Gere resultados
– Crie relacionamentos
– Deixe de se esconder! Apareça e mostre o que você tem para oferecer.
– Prove que tudo que você fala e faz é real

Se você está interessado em se preparar para grandes apresentações, sugiro que veja uma super entrevista com a Victoria LaBalme

Além disso, queria te mostrar esse caso do Geronimo Theml, que usou técnicas de marketing digital para ficar visível e mostrar sua expertise, sendo reconhecido como autoridade.

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One thought on “5 itens de peso para promover a sua imagem e seus produtos (são simples, mas incríveis)”

  1. Ótima entrevista….me fez reativar um velho sonho de escrever um livro…vou me aprofundar nas tecnicas dele. …. Sempre ajudando muito com as suas matérias…obrigado Erico.

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