Qualquer negócio, independentemente do segmento, só dá certo quando há um forte trabalho das equipes para conquistar um ótimo resultado de vendas. Nesse sentido, uma das atitudes fundamentais é investir na prospecção de clientes – ação que só dará certo se for feita de forma assertiva.
Um dos maiores problemas neste momento, por mais contraditório que possa parecer, é a grande confiança dos vendedores. Quem já está há muito tempo na área, confia excessivamente em si e aposta na improvisação durante o contato, tem muito mais chance de perder negócios do que fechá-los.
Mas, se você busca saber como fazer a prospecção de forma correta e que vá impactar no seu faturamento, conheça as sacadas que eu reuni neste artigo e aplique-as em seu negócio!
Escolha o momento ideal para fazer o contato
Um dos maiores problemas dessa atividade é não saber o momento ideal para entrar em contato com o prospect, seja por telefone ou e-mail. Se ele acabou de conhecer o seu negócio, não vai tomar a decisão de comprar um produto ou serviço em algumas horas, ele precisa pesquisar, entender se há algum benefício pra ele, pesquisar sobre sua empresa, entre outras ações.
Sendo assim, é importante que se deixe, ao menos, 24 horas para ele passar por esse processo de conhecimento. Depois disso, quando você fizer a ligação, o possível cliente já estará mais preparado para receber as informações do produto e mais disposto a uma compra.
Por outro lado, se a pessoa deixou o número ou e-mail espontaneamente solicitando o contato, não perca tempo. Ligue o quanto antes e mostre-se interessado!
Faça uma prospecção de clientes por telefone assertiva
Na maioria das vezes, a prospecção de clientes é feita por telefone. E, mesmo que essa prática seja comum, ainda há muitos erros na forma de abordar os prospects. É por conta disso que muitas pessoas não gostam de receber ligações.
Enquanto estiver na linha com o cliente, ele não deve se sentir desconfortável. Precisa se sentir no meio de uma conversa informal, agradável, educada e amistosa. Por outro lado, isso não quer dizer que você pode usar uma linguagem completamente coloquial ou com gírias, continua sendo uma ligação de negócios.
É legal que você crie um roteiro para a ligação, mas é importante dizer que as pessoas percebem se você está lendo ou falando algo decorado. Não faça isso. Essa atitude tem o potencial para tirar toda a credibilidade do seu produto ou serviço. Afinal, você estará representando a empresa naquele momento.
Uma ação interessante é anotar pontos importantes da ligação. Os prospects costumam passar informações importantes nesse momento que podem servir para você direcionar melhor a conversa para algo que tenha a ver com a personalidade dele. Também é uma ótima forma de reconhecer dúvidas mais comuns e dados que mais impactam na tomada de decisão.
E, então? Está preparado para fazer uma prospecção de clientes mais assertiva? Quer ter resultados cada vez mais expressivos com estratégias de vendas? Navegue pelo Ignição Digital e conheça outras sacadas que vão te ajudar a alavancar o seu negócio!