Organizar os projetos é uma tarefa que tira o sono de muitos profissionais. No entanto, algumas ferramentas de gestão de projetos são capazes de otimizar o processo de gestão e transformá-lo em algo rápido, dinâmico e produtivo.
Quer saber como fazer isso? Veja as dicas que montei neste artigo!
Importância das ferramentas de gestão de projetos
Separei algumas ferramentas que você precisa conhecer — e que irão fazer a maior diferença no seu negócio:
Trello
Bastante flexível e fácil de usar, o Trello e uma das ferramentas de gerenciamento de tarefas mais famosos no momento. A plataforma tem seu funcionamento baseado em quadros, listas, cartões e checklists — onde é possível dividir as tarefas por tema, projeto ou por qualquer outro critério.
É possível anexar imagens, arquivos, fazer comentários e mencionar usuários em cada tarefa.Também é possível adicionar datas de entrega a cada item e acompanhar o progresso de realização das atividades. Além de designá-las a usuários específicos da empresa que estiverem presentes na plataforma.
Project
Desenvolvido pela Microsoft, o Project é um dos mais completos (e complexos) softwares de gerenciamento de projetos do mercado. Com interface semelhante à do Excel, o objetivo da ferramenta é ajudar gestores de projetos a desenvolver planejamentos, com funcionalidades que permite a atribuição de recursos às tarefas, rastreamento de progresso, gerenciamento de orçamentos e até a análise das cargas de trabalho.
O Microsoft Project é capaz de recalcular cronogramas e permite ver como as mudanças em uma parte do projeto podem afetar o planejamento como um todo. Novas tarefas, tarefas obsoletas, datas intermediárias que afetam outras tarefas ou a disponibilidade irregular de um recurso poderiam, caso contrário, passar despercebidas; mas com o Microsoft Project você pode manter tudo sob controle.
Basecamp
O BaseCamp ajuda na estruturação de projetos através da definição de objetivos, responsabilidades, equipes e prazos. O diferencial deste software é a formação de uma espécie de linha do tempo para cada projeto em execução, onde é possível acompanhar o histórico do que cada membro da equipe fez e as próximas atividades que devem ser feitas.
Asana
Com possibilidade de uso nos ambientes mobile e web, o Asana funciona como uma ferramenta de monitoramento de trabalho. Com foco no aumento da produtividade e na colaboração entre equipes.
Cada equipe pode criar um espaço de trabalho, com projetos e tarefas atualizados automaticamente. Ainda é possível acompanhar tudo através de comentários, marcações e anexos.
Gostou das dicas? Aqui no blog da Ignição Digital você encontra as melhores sacadas para a sua empresa!