Analisar métricas de marketing é essencial para a evolução e desenvolvimento de qualquer empresa. Por meio do estudo e observação de dados é possível retirar boas conclusões, além de conseguir tomar decisões mais acertadas. São inúmeras observações que podem ser feitas e utilizadas em favor de um negócio, portanto, a análise possibilita identificar gargalos, além de facilitar a constituição de uma visão mais clara para a definição de estratégias que visem solucionar problemas.
Neste artigo, separamos algumas das principais métricas que devem ser consideradas e abordadas pelos gestores de marketing de uma empresa. Confira!
Métricas de marketing — A importância de mensurar
Como foi dito, acompanhar métricas é um processo importante para o desenvolvimento de uma empresa. É a partir da estratégia que é possível analisar se um negócio está no caminho certo.A análise de erros e acertos, investimentos possíveis, concorrência e atuação no mercado possibilita ótimos insights que norteiem o crescimento empresarial.
Nesse sentido, algumas vantagens de prestar atenção nas métricas são:
- maior eficácia para detectar gargalos;
- transparência e controle financeiro;
- desenvolvimento de metas atingíveis;
- mensuração da produtividade dos colaboradores;
- estruturação de relatórios gerenciais mais completo.
Interessante, não? Selecionamos algumas métricas para acompanhar:
ROI
Sem dúvidas, umas das métricas de marketing mais importantes, é o ROI, sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Ao analisar esse dados é possível obter os rendimentos adquiridos por meio de uma demanda de recursos investidos.
Resumidamente, o cálculo do ROI ajuda no momento de decisão por um investimento, pois possibilita indicar o potencial índice de retorno. Além disso, a métrica também permite apresentar como as estratégias e como os valores investidos contribuem para a obtenção de bons resultados.
CAC
O CAC, sigla para cost to acquire customer (custo por aquisição), apresenta dados relevantes para apontar o quanto uma empresa gasta para para transformar um lead em cliente. Essa métrica pode ser vastante relacionada ao ROI, pois possibilita a analisar se as estratégias de investimento estão resultando em bons índices de captação de cliente.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica muito importante no contexto do marketing digital. É a partir dela que será possível observar se todas as estratégias aplicadas, como, por exemplo, e-mails marketing, anúncios em mídias sociais, remarketing e inúmeras outras ferramentas utilizadas estão dando resultado.
KPI
A sigla KPI significa Key Performance Indicator, traduzindo o termo representa o Indicador-chave de Performance. Um dos maiores benefícios de acompanhar a métrica é poder acompanhar a evolução das operações. Além disso, o KPI é uma ferramenta que pode ser utilizada pela gestão para realizar a medição do nível de desempenho e sucesso de uma empresa.
Os indicadores são veículos de comunicação, assim permitem que gestores organizem e comuniquem aos colaboradores os resultados do processo e do desenvolvimento de resultados.
NPS
O Net Promoter Score tem como principal objetivo medir o índice de satisfação do cliente com uma empresa. Por meio de perguntas diretas é possível entender a opinião do consumidor em relação aos seus serviços e produtos. As respostas são um ótimo indicativo para o desenvolvimento de ações para melhoria contínua.
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