Um velho ditado diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas, isso não serve para qualquer imagem, né? Colocar a responsabilidade de um conteúdo em apenas uma figura é errado, porém, o uso de uma foto ideal, que se adeque ao seu texto, é muito importante. E usar bons bancos de imagem é uma bela forma de atingir este objetivo.
Encontrar uma foto boa com alta resolução não é tarefa fácil, e recorrer ao uso de imagens gratuitas na web pode ser uma tentação perigosa para os seus projetos. Imagine sofrer graves processos judiciais, feitos pelos verdadeiros donos do conteúdo usado indevidamente? Séria um enorme prejuízo.
Então, para você evitar riscos e não sofrer com o ditado “o barato que sai caro”, eu recomendo que você considere o investimento em materiais de qualidade, como os melhores bancos de imagens.
Os seus custos são variáveis e existem pacotes para todos os tipos de empresa. Além disso, o custo dos bancos de imagens podem ser amortizado pelo investimento do seu cliente. Confira algumas dicas de como calcular o custo do seu produto digital.
Abaixo, eu listei os melhores e mais famosos bancos de imagens, para ajudar você a conhecer, comparar e contratar o mais adequado para o seu projeto.
Getty Images
Fundada em 1995, a Getty Images é um dos bancos mais famosos, sendo o líder de mercado e um dos principais provedores de imagens do mundo.
iStock Photos
Ele é uma divisão empresarial da Getty Imagens. O iStock disponibiliza fotos, ilustrações, vídeos, músicas e ainda oferece algumas fotos grátis semanalmente aos seus assinantes.
Shutterstock
Com mais de 60 milhões de arquivos, segmentados em imagens, vídeos, músicas e vetores, o Shutterstock é um dos maiores bancos do mundo. Ele comercializa várias categorias de planos, visando atender clientes de todos os portes.
Fotolia
O Fotolia é o banco de imagem da Adobe, e já ultrapassou os 5 milhões de usuários, com mais de 43 milhões de imagens, vetores, ilustrações e vídeos.
500px
Diferente dos bancos citados acima, o 500px funciona como uma rede social de fotógrafos, com mais de 50 milhões de imagens que podem ser comercializadas.
Bancos de Imagem x Produzir Fotos Próprias
Sem dúvidas, produzir suas próprias imagens agrega valor ao material entregue, além de maximizar qualidade e personalizar a sua demanda. Porém, não é nada prático produzir suas próprias fotos.
Orçar com profissionais, realizar casting de modelos, produzir o cenário, fotografar, editar, etc. Todo esse processo demanda tempo e custa caro. Então, uma saída prática e eficaz são os bancos de imagens. Com muita pesquisa e dedicação você encontra a imagem ideal que se adapte ao seu planejamento de marketing digital.
Conte para nós como é na sua empresa, você já utiliza algum banco de imagem? Ou prefere produzir suas próprias fotos? Comente e compartilhe suas experiências.
muito bom o seu artigo