Quem tem uma empresa, precisa saber mais sobre os indicadores de produção e desempenho do mercado. Isso porque, para crescer em meio a tantas outras companhias de ótima qualidade, é preciso saber mensurar corretamente o sucesso dos seus negócios para, então, identificar boas oportunidades.
Por que compreender os indicadores de produção e desempenho?
Costumo dizer que um bom empresário sabe não somente sobre os aspectos do universo financeiro e da área a qual sua empresa atual. Mas, mesmo que ele conte com uma excelente equipe, também precisa ter domínio sobre tudo o que acontece em seu negócio. A visão precisa ser externa e interna, ou seja, é uma avaliação 360º.
As melhores estratégias surgem a partir de um conhecimento embasado e para isso é importante buscar maneiras de estudar mais sobre os concorrentes, o segmento e o mercado.
Quais são os principais?
Já conversamos sobre como muitos temas de gestão e de marketing precisam ser tratados com personalização. Afinal, na área há muitas boas práticas e não regras, pois as ações devem ser vistas de maneira particular. Isso porque quanto mais direcionada for uma estratégia, mais eficaz ela será.
Dessa forma, quando o assunto são os indicadores de produção e de desempenho, é importante pesquisar quais são os que dizem respeito especificamente ao seu negócio, pois cada um tem uma realidade diferente da outra.
Por exemplo: lojas on-line têm certos indicadores que uma prestadora de serviço não tem.
Mas, a fim de analisarmos de forma geral, listei abaixo alguns dos principais. Veja:
Sucesso em vendas
Se você trabalha com a venda de produtos e até mesmo de serviços, precisa saber como está o seu sucesso. O que você tem lançado e qual a resposta do público quanto a isso. A saída dos seus produtos tem sido positiva e realmente satisfatória?
Para mensurar, calcule as oportunidades de vendas em relação aos negócios fechados, de fato.
Lucratividade
Sua taxa de lucro é definida pelo quanto sua empresa ganha em cima do que é vendido. Mas nesse ponto é preciso atenção, pois, muitas vezes, o resultado das vendas é até positivo, mas, ao final do mês, não sobrou nada.
Isso pode acontecer devido a muitos fatores, como o preço dos itens inadequado ou os custos internos elevados. Faça um estudo da sua empresa para confirmar o que está acontecendo e tomar as melhores decisões.
Turnover
Como está a satisfação dos seus colaboradores? O turnover refere-se à taxa de pessoas que entram em relação às que saem da sua companhia. Já ensinei a fazer este cálculo e você pode aprender neste artigo sobre cálculo de turnover.
É necessário compreender a satisfação dos seus colaboradores e executar medidas de endomarketing para fazê-los sentir parte da firma e trabalhar com motivação.
Agora que já sabe mais sobre os indicadores de produção que podem afetar diretamente o desempenho da sua empresa, aproveite e confira outros conteúdos sobre Gestão aqui no blog Ignição Digital!