Qual a Diferença Entre Assessoria e Consultoria para Empresas?

diferença entre assessoria e consultoria

Saber a diferença entre assessoria e consultoria pode facilitar muito na hora da contratação desses profissionais para a sua empresa. Isso porque a assessoria atua auxiliando na resolução de uma determinada situação e a consultoria avalia diversas atividades para encontrar um diagnóstico. 

Pensando em ajudar os profissionais a não se confundirem mais com os termos, selecionamos assuntos que podem facilitar você a descobrir o que realmente precisa para eventuais situações dentro da sua empresa. 

No artigo você encontrará:

  • – a diferença entre as duas;
  • – o que é assessoria;
  • – o que é consultoria;
  • – como saber qual delas contratar.

Confira!

Qual a diferença entre assessoria e consultoria?

A grande e principal diferença entre assessoria e consultoria está na função que cada profissional exerce. 

Enquanto a assessoria coloca mais a “mão na massa” e se envolve com as atividades operacionais, a consultoria aponta melhorias conforme suas análises sem, de fato, agir como um colaborador da empresa. 

Sendo assim, podemos concluir que a consultoria age de maneira mais teórica enquanto a outra área, de forma mais prática.

Mas, afinal, o que significa cada uma dessas “ajudas” e quais as vantagens de tê-las no meu negócio? Veja abaixo:

Afinal, o que é assessoria?

Um assessor atua como um profissional especializado para dar assistência em uma determinada área de seu conhecimento. Sua principal função é auxiliar tecnicamente o que o dono, gerentes ou diretores da empresa devem fazer.

Por exemplo, um contador. Ele ficará responsável por todos os encargos contábeis e de planejamento tributário de uma empresa envolvendo-se de forma operacional para identificar problemas, encontrar soluções e interferir em processos que achar necessário.

O tempo de atuação de uma assessoria é a longo prazo, por período indeterminado. 

Entre as principais vantagens de ter uma assessoria dentro do seu ambiente organizacional, estão:

  • – redução de erros operacionais;
  • – otimização de tempo;
  • – soluções de problemas de forma especializada;
  • – melhor funcionamento de atividades. 

Ou seja, com um profissional capacitado para determinadas situações, não é preciso treinar colaboradores a resolverem problemas que não fazem parte do escopo deles, por exemplo. Sendo uma ótima forma de aumentar a produtividade da empresa como um todo.

O que é consultoria?

Já a consultoria analisa todos os aspectos de uma empresa com o objetivo de encontrar uma resolução ou melhora para determinada atividade.

Funciona mais ou menos assim: o consultor vai até o ambiente e acompanha a realidade do trabalho operacional de todas as áreas. Com base no que presenciou, realiza um diagnóstico promovendo mudanças e melhorias no ambiente de trabalho.

Para apresentar os pontos para a empresa, o consultor pode promover palestras e, posteriormente, treinamentos de equipes. 

O tempo de atuação da consultoria tem prazo definido, sendo mais pontual. 

As principais vantagens de uma consultoria são:

  • – melhora o desempenho das atividades;
  • – identifica problemas e oferece soluções;
  • – traz suporte com base em análises teóricas;
  • – tem uma visão macro de toda a empresa. 

Como saber qual delas eu devo contratar? Vale a pena ter as duas?

Você viu que o trabalho desses dois profissionais é bem diferente. Portanto, devem ser contratados para situações específicas. 

Caso tenha identificado um problema, mas não consegue resolvê-lo por exigir uma certa habilidade técnica, contrate a assessoria. 

Agora, se percebeu que é preciso modificar algumas coisas dentro da empresa, mas não sabe quais e nem como fazê-las, essa é uma atividade para o consultor. 

Nada impede que uma empresa tenha esses dois profissionais atuando no mesmo ambiente, uma vez que eles não terão o mesmo papel final. Vale uma análise da sua parte para entender qual é a sua real necessidade — momentânea ou de longo prazo.

Apesar de ter diferença entre assessoria e consultoria, as duas têm o mesmo objetivo: executar melhoras contínuas nos processos operacionais

Conclusão

Hoje você aprendeu a real diferença entre assessoria e consultoria, entendeu, de fato, como cada um desses profissionais age e ainda pode identificar quando é necessário tê-las dentro da sua empresa.

Além disso, viu que cada uma delas tem suas vantagens mas que, se olharmos por uma visão macro, podemos concluí-las com o mesmo objetivo: melhoria! 

Para mais assunto sobre negócios, gestão e produtividade não deixe de acompanhar o blog da Ignição Digital. Durante os cinco dias úteis, conteúdos novos estão disponíveis para você, leitor!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *