Saber a diferença entre assessoria e consultoria pode facilitar muito na hora da contratação desses profissionais para a sua empresa. Isso porque a assessoria atua auxiliando na resolução de uma determinada situação e a consultoria avalia diversas atividades para encontrar um diagnóstico.
Pensando em ajudar os profissionais a não se confundirem mais com os termos, selecionamos assuntos que podem facilitar você a descobrir o que realmente precisa para eventuais situações dentro da sua empresa.
No artigo você encontrará:
- – a diferença entre as duas;
- – o que é assessoria;
- – o que é consultoria;
- – como saber qual delas contratar.
Confira!
Qual a diferença entre assessoria e consultoria?
A grande e principal diferença entre assessoria e consultoria está na função que cada profissional exerce.
Enquanto a assessoria coloca mais a “mão na massa” e se envolve com as atividades operacionais, a consultoria aponta melhorias conforme suas análises sem, de fato, agir como um colaborador da empresa.
Sendo assim, podemos concluir que a consultoria age de maneira mais teórica enquanto a outra área, de forma mais prática.
Mas, afinal, o que significa cada uma dessas “ajudas” e quais as vantagens de tê-las no meu negócio? Veja abaixo:
Afinal, o que é assessoria?
Um assessor atua como um profissional especializado para dar assistência em uma determinada área de seu conhecimento. Sua principal função é auxiliar tecnicamente o que o dono, gerentes ou diretores da empresa devem fazer.
Por exemplo, um contador. Ele ficará responsável por todos os encargos contábeis e de planejamento tributário de uma empresa envolvendo-se de forma operacional para identificar problemas, encontrar soluções e interferir em processos que achar necessário.
O tempo de atuação de uma assessoria é a longo prazo, por período indeterminado.
Entre as principais vantagens de ter uma assessoria dentro do seu ambiente organizacional, estão:
- – redução de erros operacionais;
- – otimização de tempo;
- – soluções de problemas de forma especializada;
- – melhor funcionamento de atividades.
Ou seja, com um profissional capacitado para determinadas situações, não é preciso treinar colaboradores a resolverem problemas que não fazem parte do escopo deles, por exemplo. Sendo uma ótima forma de aumentar a produtividade da empresa como um todo.
O que é consultoria?
Já a consultoria analisa todos os aspectos de uma empresa com o objetivo de encontrar uma resolução ou melhora para determinada atividade.
Funciona mais ou menos assim: o consultor vai até o ambiente e acompanha a realidade do trabalho operacional de todas as áreas. Com base no que presenciou, realiza um diagnóstico promovendo mudanças e melhorias no ambiente de trabalho.
Para apresentar os pontos para a empresa, o consultor pode promover palestras e, posteriormente, treinamentos de equipes.
O tempo de atuação da consultoria tem prazo definido, sendo mais pontual.
As principais vantagens de uma consultoria são:
- – melhora o desempenho das atividades;
- – identifica problemas e oferece soluções;
- – traz suporte com base em análises teóricas;
- – tem uma visão macro de toda a empresa.
Como saber qual delas eu devo contratar? Vale a pena ter as duas?
Você viu que o trabalho desses dois profissionais é bem diferente. Portanto, devem ser contratados para situações específicas.
Caso tenha identificado um problema, mas não consegue resolvê-lo por exigir uma certa habilidade técnica, contrate a assessoria.
Agora, se percebeu que é preciso modificar algumas coisas dentro da empresa, mas não sabe quais e nem como fazê-las, essa é uma atividade para o consultor.
Nada impede que uma empresa tenha esses dois profissionais atuando no mesmo ambiente, uma vez que eles não terão o mesmo papel final. Vale uma análise da sua parte para entender qual é a sua real necessidade — momentânea ou de longo prazo.
Apesar de ter diferença entre assessoria e consultoria, as duas têm o mesmo objetivo: executar melhoras contínuas nos processos operacionais.
Conclusão
Hoje você aprendeu a real diferença entre assessoria e consultoria, entendeu, de fato, como cada um desses profissionais age e ainda pode identificar quando é necessário tê-las dentro da sua empresa.
Além disso, viu que cada uma delas tem suas vantagens mas que, se olharmos por uma visão macro, podemos concluí-las com o mesmo objetivo: melhoria!
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