Ninguém cria uma empresa ou a faz crescer sem planos. Menos sucesso ainda você terá se, de maneira displicente, não documentar todas as perspectivas que tem para seu negócio. Portanto, reconhecer o objetivo do planejamento estratégico é essencial para dar uma guinada em sua iniciativa empreendedora!
Quer saber mais sobre isso e as razões pelas quais ter em mãos um planejamento estratégico é tão importante? Confira este artigo!
Por que você precisa fazer um planejamento estratégico?
Imagine que você teve a ideia de ouro para um negócio de sucesso. Fantástico, não? Porém, nada sairá do lugar se você não começar a alinhar perspectivas e estabelecer metas. O mesmo vale para um novo projeto em uma empresa já existente.
Sendo assim, para que tudo esteja em seu devido lugar e você tenha um material para consultar a cada nova empreitada, o planejamento estratégico é crucial.
Nele você terá os principais insights do mercado, informações sobre o cenário empresarial, definições hierárquicas e de funções na empresa, uma boa parte do mapeamento de processos e dos planos de ação.
Ele deve ser realmente completo, com todas as informações envolvidas na criação e crescimento de qualquer empresa.
Qual é o objetivo do planejamento estratégico?
Ter desenvolvido ou até mesmo manter em desenvolvimento contínuo um planejamento estratégico pode ajudar sua empresa de diversas maneiras. Confira alguns dos benefícios:
Facilidade na tomada de decisão
Tomar decisões é basicamente o resumo da rotina de um empreendedor. Às vezes isso pode ser muito desgastante e desmotivador, principalmente pelas dificuldades que se enfrenta se não há organização.
Entretanto, se tiver em mãos um planejamento com metas e definições, poderá tomar decisões com um foco mais preciso e, principalmente, com mais assertividade.
Identificar oportunidades e mudanças no panorama geral do mercado
Por ter disponível no planejamento estratégico uma breve descrição do estado do mercado para o segmento de seu negócio, é possível entender aspectos que mudaram de um ano para o outro, por exemplo.
Entender essas mudanças pode ajudar a identificar oportunidades de negócio. Pense que, se ao fazer seu primeiro planejamento o mercado de tal produto estava quente, e agora esfriou, mas o panorama aponta que a demanda continua, trabalhar com ele pode ser uma grande chance de sucesso!
Definir cultura organizacional
Boa parte da chamada cultura organizacional reside na maneira de a empresa lidar com seus objetivos e metas.
Portanto, tê-los traçados de maneira organizada pode ajudar muito nesse ponto, principalmente porque ter essas regras de cultura e identidade estabelecidas é importantíssimo para uma boa convivência na empresa.
Agora que já sabe o objetivo do planejamento estratégico, aproveite e veja como usar o storytelling para montar a história de sua empresa e reforçar ainda mais o seu posicionamento no mercado!