Para conquistar o sucesso, toda empresa precisa estar atenta ao que acontece dentro e fora da organização. Como isso muitas vezes é difícil, os gestores e líderes são os responsáveis por identificarem possíveis problemas, gargalos e pontos de melhoria.
Não importa o tamanho do seu negócio, é preciso sempre olhar se ele está caminhando para o destino certo. Nesse momento, a avaliação de desempenho é essencial. Mas, você sabe quando avaliar o desempenho da sua empresa? É sobre isso que vamos falar hoje!
O que é e qual a importância da avaliação de desempenho?
Como o próprio nome sugere, a avaliação de desempenho é um método que tem o objetivo de analisar o crescimento e evolução de uma determinada área. Ela é bastante comum dentro de empresas que avaliam seus próprios colaboradores, dessa forma, é possível estabelecer uma espécie de linha do tempo que contém como o funcionário era quando entrou na empresa e como ele está nos dias atuais.
Para isso, as empresas, normalmente, criam um formulário com perguntas básicas: quais foram os principais aprendizados que o colaborador teve; o que ele espera da empresa; como contribuiu no dia a dia do negócio; como se desenvolve profissionalmente e, por fim, um campo para que ele descreva o que não foi citado.
Com essa avaliação é possível saber o quão engajados estão os colaboradores, quais são as expectativas deles e no que eles podem contribuir para o crescimento profissional e, consequentemente, no da empresa.
Essa avaliação, apesar de ser destinada aos colaboradores também indica o crescimento da empresa, já que os colaboradores são parte dela.
Como medir o desempenho do seu negócio?
Para saber quando avaliar o desempenho do seu negócio, o primeiro passo é saber ao certo o que medir. Normalmente, as empresas fazem a avaliação de desempenho a partir dos números financeiros e contábeis, que é essencial. No entanto, há outros pontos que precisam de avaliação.
Além dos indicadores financeiros, é possível avaliar o desempenho das ações de marketing, por exemplo, ou a eficácia do departamento comercial (propostas, visitas, vendas). Também vale medir os ganhos do departamento de compras, cumprimento de metas, entre outros. Tudo o que pode ser mensurado é possível ser avaliado de forma objetiva.
Quando avaliar o desempenho do negócio?
Saber quando avaliar o desempenho da empresa é uma dúvida comum. Afinal, ela é crucial para o desempenho de qualquer negócio. Na realidade, ela pode ser feita a qualquer momento e sempre que o empreendedor achar que é necessário.
O mais indicado é que ela seja mensal, isso contribui para uma análise melhor da evolução coletiva, tanto da empresa quanto dos colaboradores.
Por mais que a avaliação de desempenho seja apenas um item entre tantos que servem para formação de uma negócio de sucesso, quando ela é feita de forma efetiva, consegue trazer aprimoramentos, podendo se tornar uma ação positiva para o crescimento de todo o corpo profissional.
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