Vender o seu negócio é uma decisão difícil. Depois de investir tanto trabalho e dinheiro na realização de uma missão, desapegar pode ser complicado. Mas existem momentos em que esta é a melhor decisão a ser tomada. Identificar estes momentos é importante para não perder oportunidades.
Sinais de que é hora de vender o seu negócio
- Você não se sente feliz no seu negócio atual;
- A missão do seu negócio parece desconectada dos seus objetivos de vida;
- Há problemas de relacionamento com os sócios que não podem mais ser resolvidos;
- Você encontrou oportunidade para empreender em outro mercado, mais lucrativo;
- A demanda pelos seus produtos ou serviços parece ter chegado ao limite;
- Há um enfraquecimento estrutural no mercado;
- Você não consegue mais encontrar motivação no que está fazendo;
- Existem problemas de sucessão. Você não consegue encontrar alguém entre a sua família e seus sócios que tenha vontade de tocar o negócio.
Como saber qual é o melhor momento para vender o seu negócio?
Se você encontrou alguma das razões anteriores e decidiu que é necessário vender o seu negócio, precisa agora encontrar o melhor momento para fazê-lo.
O ideal é que você passe o seu negócio para frente enquanto ele ainda apresenta resultados positivos, deste modo será mais fácil encontrar um comprador disposto a aceitar o risco, além de manter a rentabilidade da transação mais alta, tornando o negócio lucrativo para você.
Você deve ter em mente que mesmo a venda do seu negócio deve ser lucrativa, assim você conseguirá usar o capital que ganhar para investir em outras áreas: seja abrindo uma nova empresa, investindo no mercado financeiro, imóveis ou qualquer outra forma de fazer o dinheiro continuar crescendo.
Como fazer uma boa venda?
Vender o seu negócio pode ser desafiador, tanto quanto abri-lo. O primeiro passo é fazer uma auditoria em todos os setores da empresa para poder ter em mãos dados precisos sobre a sua estrutura de custos, clientes ativos, quantidade de vendas e lucratividade, entre outros dados.
Também é importante manter muita discrição em relação ao processo de venda, já que o vazamento desta informação pode causar pânico em funcionários e clientes, que tentarão abandonar a sua empresa da forma mais rápida possível, gerando desequilíbrio na rotina do negócio.
A negociação é um momento importante, o empreendedor deve manter total transparência em relação aos dados da empresa e conversar com os interessados de forma particular, sem estabelecer o preço de venda imediatamente. Exija deles a mesma transparência e peça referências, é muito importante que você analise a capacidade financeira do outro empreendedor, só assim poderá fazer uma boa venda. Existem serviços de consultoria especializados na compra e venda de pequenos negócios. Recorra a eles de maneira estratégica, isso pode fazer a diferença no sucesso da negociação.
Você gostou das dicas e quer saber mais sobre empreendedorismo, vendas e novos negócios? Siga o nosso newsletter e receba todas as novidades do Ignição Digital. O cadastro é fácil (basta deixar o seu e-mail no campo destacado) e gratuito.
Muito bom o Prisma de analisar e perguntar o potencial de aquisição do comprador e is motivos que ele quer comparar devem estar em partes aliados com a missão da empresa atual!