Quanto vale o seu cliente? Entenda como surgiu a sacada da bola de neve e conheça uma das mais valiosas dicas de Jay Abraham, um dos pioneiros do marketing direto.
Eu ensinaria às pessoas a entenderem o quanto vale um cliente no decorrer da vida.
Quem é Jay Abraham?
Jay é um grande empresário norte-americano que foi um dos pioneiros da estratégia de marketing direto durante os anos 1970. É fundador e CEO do Abraham Group, que já trabalhou com clientes como Microsoft, HBO e New York Times. Jay também foi listado pela Forbes como um dos top 5 coaches para executivos nos EUA no início dos anos 2000.
Como aconteceu
Em fevereiro de 2010, durante a sua primeira viagem para um evento presencial de marketing, Erico Rocha teve a oportunidade de conferir um debate com alguns dos maiores nomes do marketing dos EUA. Um deles, Jay Abraham, durante uma entrevista ao vivo, respondeu de uma maneira muito direta a seguinte pergunta: “ Se tivesse uma única lição para ensinar para o pessoal que está aqui, qual seria?”.
Sem parar para pensar, Jay respondeu no mesmo momento: “Eu ensinaria às pessoas a entenderem o quanto vale um cliente no decorrer da vida”. Em inglês, esse conceito é conhecido como lifetime value of a costumer.
Lifetime value of a costumer
Esse conceito é simples. Muitas pessoas pensam que um cliente vale X, no entanto, elas esquecem que um cliente fidelizado pode valer várias vezes X. Como assim? Se o cliente gosta do seu produto/serviço e atendimento, ele voltará a comprar de você, pois sabe que você é garantia de qualidade e satisfação. Para isso, é necessário que seus produtos realmente possuam qualidade e que seu atendimento seja o melhor possível.
Confira também a entrevista de Erico Rocha com Cris Franklin
Como aproveitar o valor do cliente
Muitas pessoas tentam lucrar em cima do valor do cliente. Elas pensam que se o cliente vale X, você deve gastar um valor inferior a X para divulgar o seu produto. No entanto, se você fizer com que o seu cliente sinta-se à vontade para retornar, é possível investir X em divulgação e ter o retorno apenas em uma venda futura. Criar um vínculo com o cliente sempre é melhor do que tentar lucrar em cima dele de todas as formas.
A primeira transação com o cliente
Sua primeira transação com o cliente deve ser ótima. Entregue para o cliente um trabalho de excelência, se possível, com a técnica do over-delivering. Isso fará que o cliente sinta que realmente está ganhando com a transação e que realizou um bom negócio. O Google, por exemplo, tem a filosofia de que você deve focar no usuário e, seguindo essa política, é uma das maiores empresas do mundo.
Para conhecer a técnica do over-delivering, veja: Como ser um profissional de sucesso
Resumindo
– Descubra qual o verdadeiro valor do seu cliente e veja o quanto ele vale para você ao longo da vida.
– Invista na qualidade de seus produtos e no seu atendimento. Dessa forma você será capaz de oferecer ótimos benefícios ao seu cliente, que terá motivos para fazer negócio com você novamente.
– Faça o possível para praticar o over-delivering.
– Não tenha medo de investir em divulgação e prospecção de clientes. Da forma correta, é possível investir X sem lucrar de primeira para ganhar um cliente fiel que vale mais que X.
A resposta de Jay foi uma sacada muito importante para Erico, dando origem à tática da bola de neve. Para conhecer essa poderosa arma de marketing, continue acompanhando nosso site e canal do Youtube.
Post muito legal! Parabéns
Erico muito massa essa sacada, já sou seu fã desde ontem. Você está de parabens. Desejo Muito + Sucesso Fiel para seus próximos “saques”.
Dicas muito válidas, muito bom!
Boa noite!
Muito bom este vídeo,continue na sua jornada.
Sensacional Érico!
Gosto muito do seu estilo de explicação.
Sucesso!
Ótima sacada Érico … nos dias de hoje nao tem como imaginar o marketing sem investimento …