Quando o assunto é terceiro setor, exemplos de instituições não faltam. As vantagens de conhecê-las são poder ajudá-las e até obter ideias criativas para que o seu negócio também tenha um impacto positivo.
Neste artigo você verá:
- • o que é o terceiro setor?;
- • • para que serve o terceiro setor?;
- terceiro setor — exemplos.
O que é o terceiro setor?
O terceiro setor é uma expressão que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970. Ela faz parte de uma divisão da sociedade, proposta por sociólogos.
O primeiro setor são as empresas estatais, ou seja, controladas pelo governo. São exemplos disso no Brasil: Caixa Econômica Federal e os Correios.
O segundo setor consiste nas empresas de capital privado, desde as pequenas até as grandes. Lojas, restaurantes, indústrias e muitas outras fazem parte desse grupo.
Por sua vez, o terceiro setor são instituições da sociedade civil que possuem gestão própria, mas não visam o lucro. Ou seja, eles têm a autonomia do segundo setor, ao mesmo tempo em que não atuam pela lucratividade, assim como o primeiro.
Nos últimos dados, popularizou-se também o termo 2.5 setor. São empresas que, mesmo visando o lucro, entendem que podem promover a transformação social.
No terceiro setor, os exemplos são aqueles constituídos como Associação ou Fundação, de acordo com a lei. Além disso, essas organizações também precisam atender uma série de regras do Marco Regulatório do Terceiro Setor.
Para que serve o terceiro setor?
O terceiro setor tem uma importante função social. Como o Estado não consegue atender as necessidades de toda a sociedade, essas instituições servem para ajudar nesse propósito.
Algumas organizações, por exemplo, mantém escolas para alfabetizar adultos. Apesar de existir escolas públicas com essa função, elas não estão presentes em todo o país.
Os fundamentos da Constituição Federal, presentes no art. 203, é o que orientam as instituições do terceiro setor. São eles:
• proteção à infância, adolescência, velhice e família;
• amparo às crianças carentes;
• promoção da integração ao mercado de trabalho;
• habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência.
Terceiro setor — exemplos
No terceiro setor, há exemplos de instituições de diferentes causas. Veja só alguns deles e o que fazem para a sociedade!
Pessoas em situação de rua
Existem algumas instituições que realizam a entrega de refeições para pessoas em situação de rua. Em São Paulo, a Anjos da Noite é uma delas. Durante o inverno, a organização também doa cobertores para esses indivíduos.
No Rio de Janeiro, há a Associação Beneficente São Martinho. Ela atende crianças e jovens, oferecendo lugar para que tomem banho e os auxiliando a reverter a situação em que se encontram.
Violência contra a mulher
No terceiro setor, exemplos de instituições que lutam para que a violência contra a mulher também não faltam. Entre eles está o Casa da Mulher Catarina, em Florianópolis. A organização realiza debates e ações para o enfrentamento desse problema.
Em Curitiba, há o Mais Marias que, além de palestras gratuitas sobre a Lei Maria da Penha, ainda oferece assistência jurídica e psicológica para as vítimas.
Portadores de deficiência
A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) é a instituição mais famosa dessa causa. Ela atua em vários estados e possui mais de 10 centros de reabilitação.
Em São Paulo, há também a Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. Essa organização tem serviços de apoio e assessoramento, além de capacitar os indivíduos portadores de deficiência visual para o mercado de trabalho.
Refugiados
Com atuação mundial, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) coordena diversas ações de proteção aos refugiados, além de buscar soluções duradouras para o problema.
Por sua vez, o Adus, em São Paulo, oferece aulas de português, qualificação profissional e orientação para que os estrangeiros consigam trabalho no Brasil.
Animais abandonados
O Arca Brasil possui um sistema para cadastrar os animais abandonados, além de lutar contra os que estão em cativeiro. Já o Cão Sem Dono é um dos abrigos que existem no país e que cuidam dos pets para que possam ser adotados.
Conclusão
Como visto, quando o assunto é terceiro setor, exemplos de instituições sérias é o que não faltam. Existem organizações que lutam pelas pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência e até animais abandonados.
Quer se informar mais e se inspirar para melhorar a sua empresa? Aqui na Ignição Digital você confere vários conteúdos sobre mercado e empreendedorismo. Continue acompanhando!