Quero Abrir um Negócio, Mas Não Tenho Dinheiro. O Que Faço?

quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro

Pessoas com espírito empreendedor partem em busca de soluções em vez de lamentar os obstáculos. Por isso, imagino que em algum momento da sua vida, você tenha se deparado com a seguinte questão: “Quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro”. E agora? O que fazer nessa situação?

Embora não pareça, atualmente é possível começar o seu próprio negócio mesmo não tendo capital. A seguir, mostro as principais formas para fazer isso.

Tenha um plano de negócio

Antes de mais nada: tenha um plano de negócio. Por mais que a sua ideia seja sensacional, é preciso provar para as outras pessoas. Para isso, o plano de negócio deve ser bem feito.

Com esse documento,  é possível estruturar as bases do seu empreendimento por meio de estudos. Além disso, você passa a ter dimensão das características do mercado no qual pretende atuar, como público-alvo, investimento inicial, entre outros.

Caso opte por ir atrás de bancos, investidores ou sócios, saiba que eles só costumam oferecer crédito com todos os riscos calculados. Eles também exigem um ponto tangível sobre o potencial negócio.

COMO CRIAR UM PRODUTO DIGITAL

Veja como desenvolver um produto online, partindo da escolha do nome até a definição do público, para ter sucesso com o seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Substitua investimento por planejamento e criatividade

A grande vantagem do empreendedorismo digital é a possibilidade de começar o seu negócio com pouco investimento inicial. Os negócios digitais podem ser criados com pouca estrutura, pois não precisam necessariamente de uma sede física ou de funcionários no primeiro momento.

O empreendedor pode começar trabalhando em casa, conciliando com um possível emprego que já possua e apostando na criatividade para solucionar problemas. É importante também ter um planejamento financeiro muito detalhado. Isso vai ajudar a controlar os gastos e fazer investimentos certeiros para o seu negócio.

Procure financiamentos ou empréstimos

Para solucionar a questão “quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro”, você pode também tentar encontrar uma fonte de financiamento para o seu negócio. Ela pode vir em forma de um investidor-anjo, um empréstimo bancário ou até mesmo uma sociedade. Alguns bancos e instituições financeiras oferecem incentivos exclusivos para novos empreendedores.

Existe também a Start Up Brasil, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com aceleradoras. Ela oferece bolsas de até R$ 200 mil e apoio logístico para novas empresas de base tecnológica. Outra opção é recorrer à iniciativa privada. Logo, uma boa dica é procurar o Sebrae para tirar dúvidas e buscar ajuda.

Vale frisar que para conseguir financiamentos e empréstimos é importante que o empreendedor esteja com o “nome limpo” e tenha boas referências pessoais e de trabalho. Tudo isso porque o investidor irá apostar tanto no potencial do negócio quanto no do empreendedor.

Faça parcerias estratégicas

Uma forma um pouco mais complicada, mas igualmente eficaz, é conseguir parcerias com fornecedores e empresas que podem ajudar o seu negócio a crescer. O empreendedor que busca este caminho precisa contar com uma boa dose de persuasão para convencer outros empreendedores a apostarem no sucesso do negócio.

Tanto o networking quanto o planejamento financeiro detalhado são grandes aliados na hora de convencer os parceiros a correr riscos junto com você. Outra opção é envolver seus clientes por meio de um crowdfunding ou financiamento coletivo.

Agora que você já conhece a solução para a pergunta: “Quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro”, baixe o e-book “Negócios Lucrativos: Como criar um empresa de sucesso“. Desperte o seu lado empreendedor!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

8 thoughts on “Quero Abrir um Negócio, Mas Não Tenho Dinheiro. O Que Faço?”

  1. Boa tarde,falo a pertir de ANGOLA precisso de abrir ou montar uma loja de vendas de acessório de material electrónico,mas estou cem capital ,oque sugerem para mim.

    1. Sou pintor de carro e moto linha automotiva
      Trabalho em cassa quero abrir uma oficina no centro da cidade mas não tenho dinheiro .
      Vocês podem me ajudar . Que Deus abençoe você 🙏

  2. Bom dia , gostei muito do artigo.
    Tenho em mente mais não tenho capital ,
    Desejo de ter um próprio negócio na até literária digital café ! Quase um cyber café com um ambiente tranquilo harmonizado para público com crianças , com um espaço calmo sala de brinquedos separado livraria ambiente bem casual com sofás divã , espaço café pequeno fora alguns computadores ou tablets !
    Só não sei se em bairro seria uma boa idéia , ou se haveria banco disposto a dar esse financiamento para o negócio?

  3. Preciso montar algo pra conseguir manter minha casa fazer pizza bolo mas não tenho dinheiro minha casa molha tudo o que faço

  4. Bom dia estou querendo abrir uma empresa. Sou profissional na área
    Trabalho com reformas em assoalhos de madeira,tacos e desck. Tbm trabalho com porcelanatos líquido e pisos laminados
    Sempre trabalhei por 3°. Mas agora quero ter minha empresa
    Não tenho todo capital pra isso. Consegui obter algumas máquina que não foram baratas KK. Mas falta pouco e quero uma ajuda para isso
    Pra isso quero abrir logo um CNPJ para poder já começa a trabalhar e lucra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *