Você sabia que, de acordo com dados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – mais de 40 milhões de brasileiros na faixa dos 18 aos 64 anos de idade são empreendedores? Se isso fez você questionar: “Também quero empreender, mas por onde começo?”, acompanhe este artigo com as principais dicas!
Quero empreender, qual o primeiro passo?
Começar um negócio próprio não é uma tarefa tão simples. Afinal, toda empresa que se começa do zero demanda diversos cuidados, além de gerar certa dose de insegurança. No entanto, ter um bom planejamento financeiro antes de adentrar o mundo do empreendedorismo, é a primeira regra para não ter surpresas desagradáveis logo de início.
Seu plano de negócios deve ser muito bem estabelecido, deve incluir qual seu público-alvo, assim como o setor que deseja atuar. Procure pesquisar sobre o mercado neste segmento, veja se tem boa aceitação e procura.
Avalie todos os custos necessários
Outro ponto que não pode faltar é a avaliação de custos. Lembre-se que seu negócio levará um tempo para começar a obter lucros, pois será necessário arcar com o pagamento mensal de funcionários (se tiver), taxas como o alvará de funcionamento, entre outras despesas.
Além disso, que tem o pensamento de “quero empreender”, deve aprender a economizar seus recursos, minimizando gastos. Uma saída pode ser compartilhar o espaço físico das instalações com outras empresas, assim terá com quem dividir as despesas referentes ao aluguel.
Invista em divulgação
Para fazer seu negócio chamar a atenção do público, o mais indicado é investir em divulgação nas redes sociais, como o Facebook e Instagram. Crie um perfil próprio para a empresa, isso confere ares de mais profissionalismo. É possível utilizar, também, propagandas de marketing em seu próprio site.
Capacitação é uma arma poderosa
Hoje em dia existem diversas plataformas gratuitas que disponibilizam cursos gratuitos para quem deseja começar a empreender. Quanto mais você souber sobre empreendedorismo, táticas de vendas e divulgação, maiores as chances de sair ganhando na hora de fechar negócios, tanto com o consumidor final, como com parceiros e fornecedor.
Contrate uma consultoria
A partir do momento em que estiver com uma boa reserva para investir, considere a contratação de uma consultoria especializada. São serviços que trarão um novo olhar sobre seu empreendimento, adequando as próximas estratégias de marketing ao momento em que se encontra.
O que achou de saber mais sobre o assunto? Acompanhe outros conteúdos aqui na Ignição Digital e esteja sempre atualizado quando a ideia for “quero empreender”!