Se você trabalha com serviços e quer saber a eficácia da Fórmula de Lançamento para esse tipo de atividade, Rafael Abelan é um ótimo exemplo.
Nesta entrevista
Aplicando a Fórmula de Lançamento para serviços
Aumentando o lucro de seus clientes com a Fórmula de Lançamento
Ajudando projetos sociais com a metodologia da Fórmula
Quem é Rafael Abelan
Rafael trabalhava como webdesigner para uma start-up norte-americana por meio de home office. No entanto, sua rotina não era das melhores, já que ele era obrigado a ficar online durante todo o horário comercial.
Isso não seria um problema se ele não morasse na Austrália. Por conta do fuso-horário, Rafael tinha que ficar online uma boa parte da noite até o início da manhã do dia seguinte.
Depois do nascimento de seu filho – e da troca do emprego de sua esposa – Rafael não tinha mais condições de continuar o trabalho, tendo que começar sua carreira como freelancer.
Vendendo serviços com a Fórmula de Lançamento
Assim que conheceu a Fórmula de Lançamento ele ficou bastante empolgado, mas por conta de sua situação familiar ele não poderia viajar para o Brasil e participar do Fórmula edição 0.
Algum tempo depois ele fez a versão online, e assim que teve a chance viajou para sua terra natal para participar do evento ao vivo.
A essa altura ele já estava usando a Fórmula para beneficiar o seu trabalho.
Rafael começou reescrevendo o conteúdo das páginas de seu site, e essa simples modificação já lhe rendeu um aumento considerável nas conversões.
O próximo passo foi aplicar isso nos sites de seus clientes. Foi aí que tudo mudou.
Aplicando a Fórmula para os seus clientes
Na primeira entrevista dessa série, com Natanael Oliveira, falamos sobre como a Fórmula de Lançamento poderia ser aplicada para seus clientes.
Rafael utilizou seus conhecimentos para aumentar a taxa de conversão dos sites que ele criava, e isso deixou todos os clientes muito contentes. A partir disso, eles começaram a indicar os serviços de Rafael, que logo ficou impossibilitado de trabalhar com tantos pedidos.
Deve-se ressaltar que esse é um “problema” (do bem) para quem aplica a Fórmula de Lançamento em serviços: vai dar tão certo que você não terá como dar conta da demanda.
O mesmo aconteceu com Patrick Passos, um jovem de 17 anos que aplicou a Fórmula de Lançamento e conseguiu fundar a sua empresa.
Lidando com os resultados
Rafael precisou criar um filtro de clientes, e acabou dobrando o preço dos seus serviços, que eram calculados de acordo com o tempo estimado de produção para cada site.
Isso conseguiu amenizar o número de pedido, mas mesmo assim não foi o suficiente para contê-los, pois os clientes estavam dispostos a pagar o dobro já que sabiam o retorno que aquilo traria.
Aplicando a Fórmula de Lançamento em Projetos Sociais
A esposa de Rafael trabalhou em ONGs e organizações como a Cruz Vermelha e a Unicef, e ela tinha o sonho de criar uma organização voltada para o ensino da arte.
Rafael conta que eles até haviam se preparado para criar uma ONG no Rio de Janeiro, mas no início do processo de construção a sua esposa ficou grávida e a família se mudou para a Austrália.
No entanto, ele acredita que a atuação online conseguiu não só cobrir o projeto anterior, como expandi-lo de uma forma muito maior do que eles poderiam pensar.
Ao voltar para o Brasil, Rafael e sua esposa iniciaram uma oficina de teatro para crianças carentes, lideradas por um profissional da área.
A oficina de teatro foi realizada em São Paulo, e todas as etapas foram gravadas e segmentadas em módulos, de acordo com os padrões da Fórmula de Lançamento.
O intuito de Rafael é disponibilizar, gratuitamente, o curso para diversas ONGs do Brasil, permitindo que várias crianças e demais pessoas interessadas se beneficiem do projeto.
O seu projeto social é o Projeto Suspiro
Saiba mais sobre a Fórmula de Lançamento
Dica de Rafael Abelan
Se você quer usar a Fórmula de Lançamento para trabalhar com serviços, Rafael deixa bem claro que é preciso gostar bastante do que você faz, pois suas habilidades serão bastante requisitadas.
Além disso, ele disse que todas as pessoas precisam aprender a dar valor ao próprio trabalho.
O webdesigner conta que no começo ele não sabia o quanto cobrar pelo seus serviços, já que para ele tudo parecia ser muito simples.
Ele não levou em consideração que o trabalho dele era fundamental para os clientes, e que eles precisavam de alguém com a competência dele.
Recapitulando
Usando a Fórmula de Lançamento para vender serviços
Aplicando a Fórmula de Lançamento para seus clientes
Fórmula de Lançamento aplicada para projetos sociais
Como faço com contato com o Rafael pra trocar idéias de como aplicar a fórmula em. Projeto social?