Em qualquer segmento de negócio existe a inadimplência, principalmente naqueles que são pagos mensalmente. Seja qual for a taxa de clientes não pagantes, é imprescindível saber aplicar a recuperação de crédito para não contrair dívidas.
Durante o crescimento de uma empresa, a inadimplência por parte dos clientes e outras dívidas podem ser um grande problema. Por isso você, jovem empreendedor, precisa saber mais do que ninguém como evitar essas questões.
Confira as dicas que separei neste artigo e não saia no prejuízo!
O que é recuperação de crédito?
A recuperação de crédito, como o nome diz, é uma ação que você fará com sua empresa para que seus clientes inadimplentes possam sanar as dívidas e regularizar a situação diante de órgãos de cobrança.
Perceba, jovem empreendedor, que isso é uma vantagem dupla: para seu cliente, que poderá voltar a fazer suas compras e utilizar seu crédito, e também para sua empresa, que receberá aquilo a que tem direito e poderá organizar seu fluxo de pagamento.
Outra questão, entretanto, é o fato de que fazer esse tipo de cobrança é desagradável para as duas partes, e por isso é necessário utilizar as ferramentas certas para obter sucesso. Veja algumas dicas que separei para você:
1. Equipe de cobrança qualificada
Hoje em dia é fácil haver recusas por parte dos devedores, principalmente no caso de atender telefonemas. No caso de e-mails, por exemplo, há o simples fato de que podem ser ignorados, e muitos realmente fazem isso.
Por essa razão, é crucial procurar ou formar uma equipe de alta performance de cobrança, que conseguirá conversar com o cliente afim de buscar a melhor solução, sempre tendo em mente as condições do devedor.
2. Softwares de recuperação de crédito
As ações de cobrança podem ser complexas, embora não pareçam. Isso porque, para que elas sejam eficazes, você precisa ter o máximo de conhecimento possível a respeito dos seus clientes devedores. Além disso, todas essas informações devem estar à mão da nova equipe.
Para evitar o acúmulo de documentos e papéis, o ideal é um software que armazene e ofereça acesso simples e rápido às diretrizes de cada devedor a ser cobrado.
3. Linhas telefônicas estáveis
Uma das ferramentas mais utilizadas em ações de recuperação de crédito ainda é o telefonema. Mesmo com a alta taxa de recusas, o telemarketing é, até hoje, um dos meios mais eficientes de garantir o pagamento de dívidas.
A qualidade no atendimento ao cliente deve ser sempre um dos principais pontos de cautela, principalmente em casos de cobrança. Por isso é crucial investir em linhas telefônicas estáveis para potencializar as chances positivas de sua ação.
Dica extra!
Além de tudo o que mencionei acima, algo que não pode faltar são ótimas condições de pagamento para seu cliente. De nada adiantará oferecer uma recuperação de crédito para um devedor sem nenhuma flexibilidade ou benefícios na hora de pagar a dívida.
Coloque em pauta algumas possibilidades de financiamento, parcelamento e até descontos altos no caso de pagamentos realizados à vista. Seu cliente com certeza pensará melhor e com mais tranquilidade se lhe forem ofertadas boas vantagens!
Para mais dicas como essas acompanhe o Ignição Digital!