Os números dos novos empreendimentos no Brasil crescem constantemente! E quem me garante, aliás, quem te garante que, diante de tantas novas empresas, nenhuma será como a sua, nenhuma terá o seu nome, ou o seu logo, a sua marca? A verdade é que não dá para ter certeza disso, a não ser que você tenha o registro INPI.
Mas afinal, o que é o registro INPI?
É bem simples! Ele é um documento que garante a exclusividade da sua marca. Porém, não se limita a isso. O registro INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial é muito utilizado para patentear produtos, por exemplo, e também pode ser feito para garantir a propriedade nos casos abaixo:
Marca
Inclui produtos, serviço e logotipo de identidade.
Patente
Para a criação de novas tecnologias, tanto para produtos ou processos, além de melhorias no uso ou fabricação de alguns objetos.
Desenho industrial
Para a criação de novos modelos de objetos já conhecidos. Como um novo e único modelo de carro, por exemplo.
Indicação geográfica
Usada quando é importante e necessário fazer a ligação de um produto ou serviço com o seu local de origem.
Programa de computador
Para quando se cria um novo programa de computador e você quer o registro do código-fonte ou código-objeto.
Topografia de circuitos
Destinado às imagens das camadas de um circuito integrado, ou seja, um chip.
Transferência de tecnologia
É exatamente o que o nome diz, mas também é destinado para uso de marca, licenciamento de patentes, entre outras situações.
Informação tecnológica
Para registrar as tecnologias e rotas usadas naquilo que já foi patenteado, o que é ótimo para evitar similaridades e estimular a criação.
Saiba por que você precisa do registro INPI
Muitos empreendedores pensam que isso é bobagem e que não há necessidade de fazer um registro INPI para marcas. Porém, preciso te alertar que esse pensamento não está certo! Veja meu argumento:
Exclusividade
É somente com esse registro que você vai garantir a propriedade e o uso exclusivo da sua marca pelo período de dez anos. Ou seja, essa é uma maneira de evitar que o seu negócio seja “copiado”, já que o registro INPI impedirá outras empresas de usarem e registrarem o mesmo nome, logo e os mesmos produtos e serviços que você comercializa.
Segurança
Veja esse registro como um comprovante de que você tem direito sob tudo que está ligado à identidade da empresa que criou. E, principalmente, tenha isso para proteger todo o seu trabalho e investimento. Se necessário, saiba como funciona a consultoria de marcas e patentes, mas tenha o seu INPI.
Para continuar com esses direitos por mais de 10 anos, só é preciso renovar o registro ao fim da validade.
Agora que já sabe o que é o registro INPI, assine nossa newsletter, ao final desta página, e garanta também o recebimento de ótimas informações e grandes sacadas para o seu negócio!
Olá, tenho um canal no YOU TUBE e como eu creio ter criado
uma marca, eu queria registrá-lo. Quanto custa e como eu faço isto ?