Saiba a Diferença Entre Lucratividade e Rentabilidade de Uma Vez Por Todas!

lucratividade e rentabilidade

Há quem acredite que as palavras lucratividade e rentabilidade são a mesma coisa, considerando-as sinônimos. Porém, muitos empreendedores podem acabar prejudicando a saúde financeira do seu negócio por não conseguirem diferenciá-las e, consequentemente, não terem uma visão ampla para a tomada de decisões seguras.

Está na hora de você aprender a real diferença entre os termos e otimizar os seus resultados. Hoje você vai ver:

  • – o que é lucratividade e rentabilidade;
  • – como calcular as duas;
  • – como aumentar a lucratividade e rentabilidade de uma empresa.

Lucratividade x rentabilidade — qual a diferença?

Antes de entender o que é lucratividade e rentabilidade, você precisa saber que toda empresa precisa de um retorno financeiro para se manter ativa. Quanto maior ela for, mais a administração precisará trabalhar para controlar e planejar as finanças corretamente. 

A lucratividade age como um indicador de ganho de um negócio em relação às atividades executadas. É possível analisar se a empresa está tendo mais lucros ou prejuízos, se as vendas estão sendo satisfatórias para pagar os custos e ainda gerar um capital. 

Com os resultados do relatório de lucratividade em mãos, o financeiro da empresa pode sugerir mudanças nos processos para reduzir despesas, substituir matérias-primas, entre outras ações. 

Quanto maior for o lucro, melhor. Para saber se a sua empresa está se beneficiando ou não, existe um cálculo para identificar o valor do lucro líquido e da receita total:

  • lucratividade = (lucro líquido/receita total) x 100

Para entender melhor, imagine que você venda bolas de futebol oficiais por um valor de R$ 150,00 cada. Desse dinheiro, R$ 80,00 é para os impostos obrigatórios e R$ 25,00 para a mão de obra. Totalizando um lucro de R$ 45,00.

Por mês, você vende 100 bolas e a sua receita bruta corresponde à R$ 15.000 (150 x 100 = 15.000). Já seu lucro líquido é de R$ 4.500 (100 x 45 = 4.500). 

A rentabilidade é o investimento econômico calculado a partir do percentual de remuneração investido na atividade. Ou seja, mede o retorno que um negócio pode ter em investimentos.

O cálculo da rentabilidade é:

  • rentabilidade = (lucro líquido/investimento) x 100

A sua empresa de bolas de futebol oficiais investe, mensalmente, R$ 10.000 em marketing digital. Essas ações digitais te trazem um retorno de R$ 67.500, uma vez que sua empresa vende 1.500 unidades a cada R$ 100,00 (1.500 x 45 = 67.500). 

A porcentagem desse investimento é de:

  • rentabilidade = (67.500/10.000) x 100
  • rentabilidade = 0.675 x 100
  • rentabilidade = 67.5%

Isso significa que a cada R$ 1,00 investido, a sua empresa tem um retorno de R$ 0,67 centavos.

Como aumentar a lucratividade e rentabilidade de um empresa?

Diminuir os custos e despesas extras é o sonho de qualquer empreendedor. Agora que você já sabe a diferença entre lucratividade e rentabilidade, vamos ver como aumentá-las no seu negócio?

Para aumentar a lucratividade:

Aumente a base dos seus clientes

Quantos mais clientes tiver, mais conseguirá vender. Estratégias de marketing digital e treinamentos de equipes, por exemplo, são algumas das ações que podem influenciar positivamente o aumento e a fidelização de clientes. 

Aumente seu ticket médio

Aqui, a ideia não necessariamente é aumentar o valor do seu produto ou serviço, mas sim fazer com que os clientes comprem mais. 

O cross selling — venda de produtos complementares — é muito usado hoje em dia e pode ser a estratégia que faltava para aumentar o seu ticket médio. 

Por exemplo, em um mercado um consumidor compra salgadinho para assistir a um jogo. Ao lado da prateleira, existe uma outra com refrigerantes. O consumidor, por sua vez, acaba levando a bebida por ela ser complementar ao seu lanche. 

Para aumentar a rentabilidade:

Use sistemas integrados de gestão

Plataformas com CRM podem facilitar a rotina de uma gestão. Com ela, fica mais fácil acompanhar a saída e entrada de produtos, estoque, pagamento de tributos, recibos, entre outros. 

Tudo fica integrado em um só sistema e auxilia na organização de dados internos. 

Ofereça programas de fidelidade

Aumentar a rentabilidade é facilitar a compra do consumidor, por isso, ofereça brindes, descontos e programas de fidelidade para aumentar as chances de um consumidor comprar com você novamente. 

Conclusão

Hoje você aprendeu as diferenças entre lucratividade e rentabilidade. Viu também como fazer corretamente os cálculos para atrair mais oportunidades para dentro da sua empresa. Por fim, ficou ciente de exemplos que dão certo para aumentar os lucros e a rentabilidade do seu negócio. 
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