Saiba Como Aparecer no Google e Fique Por Dentro das Dicas

Grande parte das pessoas utiliza buscadores para encontrar o que desejam, seja um produto, serviço ou informação. Por esse motivo, a principal dúvida dos empreendedores ao criar um site é como aparecer no Google. 

Estar no principal buscador mundial significa ter mais acessos, público e, claro, lucratividade. 

O que significa ter o site indexado pelo Google?

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, existem muito mais sites em todo o mundo do que aqueles que aparecem na busca do Google. 

Funciona como um biblioteca: ela pode ter muitos livros, mas não significa que todos os já escritos estejam ali. 

No caso dos sites, a indexação consiste no processo de colocar o endereço eletrônico dentro do buscador. Então, quando uma página está indexada, ela está no catálogo do Google e, consequentemente, poderá ser mostrada para quem fizer uma busca.

A intenção sempre é garantir resultados relevantes para os usuários. Se uma pessoa pesquisa “sapato preto”, o buscador não irá apresentar páginas de pizzarias, por exemplo. 

Por que é importante estar no buscador?

Se você possui um site, deseja ser encontrado. Mas saiba que boa parte dos acessos não vai de forma direta à página. 

Em outras palavras, grande parte dos usuários da internet não conhece ou não digita o endereço eletrônico. Ou seja, eles não escrevem www + o site. 

No lugar disso, preferem encontrar o que precisam no Google. Sobretudo quando têm uma dúvida ou desejam comprar algo e querem comparar produtos. 

Nesse cenário, é fundamental estar onde as chances de ser encontrado são grandes. Basicamente, pode-se dizer que estar no Google é estar ativo para o público digital. 

Como aparecer no Google

O primeiro passo para fazer um site aparecer no buscador é cadastrá-lo no Google Search Console

Por meio dessa ferramenta, você pode enviar o sitemap.XML, isto é, uma espécie de arquivo que descreve as URLs do seu site. Caso ele esteja hospedado no WordPress, pode usar um plugin para gerar esses dados automaticamente. 

A partir de então, o Google saberá que o seu negócio existe, pois você apresentou a certidão de nascimento dele. 

Para verificar se uma página pode ser lida pelos robôs do buscador, é possível utilizar o SEO-Browser. O recomendável é que o site tenha o código 200, o que significa que o endereço pode ser encontrado —  inclusive por mecanismos de busca. 

Também é possível checar se uma página, realmente, é mostrada pelo Google. Para fazer isso, basta copiar um trecho de um conteúdo do site e colar no buscador. 

Importância dos links

O Google utiliza um sistemas de links como uma forma de ler novos conteúdos e dar relevância aos já existentes. 

Quando uma página possui links direcionando para ela, é mais fácil de o robô checá-la. Por esse motivo é que grande parte dos conteúdos digitais encaminham para outros e assim por diante. 

Para isso, é importante divulgar a sua página em outros domínios, como nas redes sociais. Mas, mais ainda, é imprescindível ter links internos, ou seja, realizar linkagens de uma página para outra do mesmo site. 

Se você possui uma loja de artigos esportivos, por exemplo, pode linkar o setor de tênis em um conteúdo de roupas para atividades físicas.

Vantagens de estar bem posicionado no Google

Aparecer para o Google é importante, mas se a página não estiver bem colocada pode não trazer tantos resultados para os negócios. 

Basta pensar que o público dificilmente olha todas as páginas que surgem no resultado. Em geral, os usuários tendem a dar mais importância para os sites que aparecem logo no começo. 

Para se destacar é necessário investir em SEO (em português, Otimização para Mecanismos de Buscas). Ou seja, você precisa fazer com que o site seja bem qualificado. 

O Google possui algumas diretrizes e regras relacionadas com a posição que os endereços são mostrados. 

Ele prioriza, por exemplo, sites que têm conteúdo relevante, palavras-chave, links e boa navegação. Afinal, ele deseja retornar ao usuário as melhores respostas para os questionamentos dele. 

Como já mostrado, os endereços que aparecem primeiro têm mais chances de serem clicados. Consequentemente, estar no topo das buscas significa também ter mais negócios fechados e lucratividade. 

Conclusão

Para quem está começando um negócio digital agora, é normal se questionar como aparecer no Google. A resposta para essa pergunta é simples e envolve o uso das ferramentas já mostradas. 

Porém, além de aparecer para o buscador, é necessário se dedicar para estar entre os primeiros resultados. Assim, mais pessoas encontrarão a sua empresa, aumentando as oportunidades de negócio. 

O SEO é a técnica utilizada para que os sites tenham relevância no Google. Ela envolve desde a escolha de palavras-chave, links e a própria formatação do endereço eletrônico. 

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