Você já ouviu falar na dinâmica da caixa de bombom? Se você é um recrutador de talentos ou ocupa uma posição de líder certamente sabe que ela é uma ótima maneira de unir equipes e integrar os participantes de forma descontraída e muito produtiva.
Inclusive, essa dinâmica serve como motivação extra aos colaboradores em um ambiente de trabalho.
Sabendo disso, no artigo de hoje você vai:
- – entender o que é a dinâmica da caixa de bombom;
- – como aplicá-la;
- – por que ela é importante.
Confira abaixo!
O que é a dinâmica da caixa de bombom?
Assim como qualquer outra experiência em grupo, a dinâmica da caixa de bombom permite avaliar o perfil de uma pessoa, tais como as suas características e personalidade.
Quando uma dinâmica, geralmente, é aplicada em ambiente corporativo, o intuito é avaliar o nível de inteligência emocional, o perfil de liderança, a resiliência, criatividade e a capacidade de trabalhar sob pressão dos colaboradores.
O legal de oferecer esse tipo de atividade — seja para profissionais já contratados ou possíveis candidatos — é observar, de maneira divertida, como eles chegam a soluções.
Como aplicar a dinâmica da caixa de bombom?
Para começar a dinâmica da caixa de bombom, primeiro é necessário entender quais serão os materiais utilizados para a realização da brincadeira, são eles:
- – 1 caixa de bombom;
- – 1 papel;
- – 1 caneta;
- – 1 tesoura.
Reúna, em roda, todos os membros que participarão da dinâmica em uma sala. O líder ou gestor deve escrever no papel e, posteriormente, cortar com a tesoura, algumas pequenas mensagens e colocá-las dentro da caixa de bombom. Feito isso, escolha agora um integrante para iniciar a brincadeira.
O escolhido deverá ler em voz alta a mensagem destinada a ele, dando boas-vindas e apontando para o próximo participante. É importante, neste papel, esclarecer o objetivo do jogo.
Após essa ação, o líder deve pedir para que a pessoa observe os colegas e dê a caixa como presente para aquele que considera o mais “alguma característica” da equipe ali presente. Por exemplo, no papel estava escrito “organizado”. A pessoa, por sua vez, terá que entregar a caixa àquele que considera o mais organizado da equipe e explicar o porquê da escolha.
O escolhido, por sua vez, tira uma mensagem da caixa e, em seguida, escolhe o próximo colega de acordo com o que aponta o bilhete.
A partir daí, todas as mensagens apontaram para uma característica até que chegue ao final da brincadeira. As palavras selecionadas na caixa pode ser:
• – organizado;
• – feliz;
• – otimista;
• – motivado;
• – extrovertido;
• – tímido;
• – inteligente;
• – gentil;
• – prestativo;
• – dinâmico;
• – simpático;
• – líder;
• – solidário;
• – pacificador.
O último escolhido fica responsável por distribuir a todos os bombons da caixinha!
A importância dessa dinâmica
Essa dinâmica é de extrema relevância para que todos estejam cientes de sua importância na empresa. Dessa forma, os colaboradores podem se sentir mais a vontade, descobrir a sua característica mais marcante e a impressão que passa aos demais.
É também uma forma de conhecer seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar. A mensagem deve ser incentivadora e a dinâmica ser feita de forma descontraída e verdadeira.
Com isso, é possível aproximar as pessoas, deixar as relações esclarecidas e mais fortes. O rendimento da equipe certamente irá melhorar e isso vai colaborar para uma evolução de todos.
Com a dinâmica da caixa de bombom, o gestor também consegue visualizar melhor como sua equipe é e como é a percepção de todos. É importante ter um olhar macro e entender como todos se relacionam.
Lembre-se que as características descritas podem se alterar de acordo com a escolha do gestor.
Conclusão
Hoje você viu como essa dinâmica pode fortalecer relações profissionais, motivar, entusiasmar e fazer com que os colaboradores interajam no ambiente de trabalho. Se o seu desejo é ter uma equipe unida, integrada e que respeita os demais, não deixe de testar essa atividade!
Gostou de conhecer a dinâmica da caixa de bombom ou já a conhecia? Continue acompanhando o Ignição Digital para mais conteúdos como este!
Palavras bonitas para se trabalhas, mas achei a dinâmica meio vazia….
Gostei! Muito boa! Vou utilizá-la em minha próxima reunião de confraternização!