As fintechs brasileiras sugiram para revolucionar e apresentar mudanças significativas na maneira como são realizas as principais tipos de transações no mercado financeiro. Além de propor novidades, essa modalidade de empresa pretende investir em tecnologia para proporcionar maior praticidade e comodidade aos usuários.
Ou seja, os principais problemas e falhas existentes nas instituições financeiras tradicionais seriam extintas com a redução de burocracias, automatização de inúmeros processos, criando conveniência. Nesse sentido, as fintechs podem ser vistas como uma ótima alternativa de auxilio ao desenvolvimento e crescimento de negócios.
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Entenda os serviços prestados pelas fintechs brasileiras
No Brasil, o cenário de atuação das fintechs é bem representado por empresas como a Nubank, por exemplo. O maior objetivo das instituições que seguem esse modelo é oferecer uma ampla cartela de serviços que possam ser usufruídos por pessoas físicas e jurídicas.
A maioria das possibilidades não são muito diferentes do que é oferecido pelos bancos tradicionais, como realização de pagamentos, concessão de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, transferências bancárias e diversos outros serviços.
O maior diferencial das fintechs é proporcionar o diferencial de experiência ao usuário, já que os inúmeros recursos tecnológicos desenvolvidos proporcionam comodidade e praticidade ao cliente, além de transparência, facilidade de uso e diminuição de burocracias. Nesse ponto, não levados em consideração os principais problemas encontrados pelos clientes de instituições financeiras tradicionais.
Mas afinal, como as fintechs brasileiras poderão influenciar no crescimento do seu negócio?
Como foi dito, um dos objetivos das fintechs é proporcionar a diminuição de barreiras burocráticas ao cliente. Ou seja, para solicitar um cartão de crédito do Nubank, basta ter em mãos um smartphone e documentos. O controle de gastos e pagamentos também só depende de um aparelho móvel com conexão à internet.
Assim, a visão de proporcionar facilidades e abrir caminhos para o usuário pode também se estender para as empresas, permitindo o aumento da lucratividade. Por exemplo, existem plataformas que buscam conectar empreendedores e investidores. O processo de concessão de empréstimos e financiamentos não costuma ser tão simples em intuições tradicionais, não é mesmo?
As fintechs, além de possibilitarem ótimas oportunidades de crédito menos burocráticas e custosas, fato que torna possível a obtenção de empréstimos essenciais para o desenvolvimento de um negócio que está começando.
Conheça algumas fintechs brasileiras
O mercado brasileiro de fintechs já conta com empresas de grande porte e reconhecidas pelos excelentes serviços e inovações aplicadas ao serviço da comodidade e facilidade para os usuários. Alguns destaques são:
Nubank
A Nubank surgiu em 2013 e atualmente é um fintech brasileira referência no mercado financeiro. A empresa fornece um cartão de crédito próprio sem taxas e diversos diferenciais focados na experiência do cliente.
Creditas
A Creditas surgiu em 2012 e é uma plataforma fintech que possibilita a concessão de empréstimos com taxas significativamente menores do que as instituições financeiras tracionais.
Warren
Investir parece ser algo extremamente complicado e irreal. Com a proposta da Warren, empresa criada em 2014, é diminuir as dificuldades e transformar essa visão com uma plataforma de investimentos simplificada.
PigPay
O Pigpay surgiu em 2012 e possui o objetivo de facilitar os pagamentos, permitindo que o cliente receba ou pague qualquer pessoa utilizando um cartão de crédito ou saldo existente na conta do aplicativo.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as principais fintechs brasileiras, aproveite para continuar conferindo outro conteúdos relacionados no blog Ignição Digital!