Investir em audiência é a mesma coisa que criar um ativo para o seu negócio. A construção de relacionamento, a longo prazo, é, com certeza, algo que todo empreendedor digital deve fazer. Confira a entrevista de Erico Rocha com Samuel Pereira, criador do Segredos da Audiência, que conseguiu mais de 35 milhões de visitantes únicos para os seus sites em 2 anos. Confira dicas sobre como aumentar o tráfego do seu site.
O sucesso de Samuel Pereira
Saber errar e aproveitar o erro como lição é uma ótima qualidade, e Samuel soube aproveitar bem essa habilidade. Com muitas tentativas e erros ele conseguiu encontrar as melhores formas de construir um site com mais chances de fidelizar o público.
Samuel conseguiu, em dois anos, 35 milhões de visitantes únicos para os seus sites, entre outros dados de causar inveja para muitos, como uma média de 18 milhões de visualizações mensais.
Diferenças entre visualização, visitantes únicos e visitas
Pageview (visualização)
Sempre que alguém acessa o site e visualiza uma página, é contada uma visualização. Se aquela página for recarregada ou a pessoa passar para outra página, mais uma visualização é contada.
Visita
Uma visita é uma sessão, com duração de 30 minutos, que pode ser classificada como um passeio pelo site. O ato de passar por várias páginas, que consiste em várias pageviews, é classificado como uma visita. Depois de 30 minutos uma nova visita será contabilizada para a mesma pessoa. Uma forma de gerar uma nova visita, para a mesma pessoa, em menos de 30 minutos, é fechando o navegador para depois reabrí-lo e fazer uma nova visita.
Visitantes únicos
Cada pessoa que acessa o seu site é um visitante único, desde que ela não tenha mudado de computador ou de IP.
Erros mais comuns cometidos por quem trabalha com sites
Durante a escolha do domínio
Segundo Samuel, o primeiro erro começa cedo, antes mesmo do site estar pronto, mais precisamente durante a criação do domínio. Escolher o domínio errado, ou não dar a devida atenção a certas brechas de domínio são erros que podem lhe causar muitos problemas no futuro. Errar na escolha do domínio é a mesma coisa que erra a localização de um imóvel durante a compra.
O outro problema com o domínio seria relacionado aos seus concorrentes. Se você tem um site chamado seusite.com.br, é possível que algum concorrente tente comprar o domínio seusite.com, e isso pode causar confusão para a sua audiência.
Veja também: Como conseguir links naturais para o seu site
Monetização acima de tudo
Monetizar é bom, mas fazer isso sem se preocupar com o usuário pode ser um tiro no pé. Você sabe quando passou dos limites com monetização quando a navegação do seu usuário torna-se algo frustrante, atrapalhada por diversos banners e links.
Samuel conta que resolveu trocar banners por imagens relacionadas a conteúdo e captação de emails. Segundo os testes, os resultados a longo prazo compensaram muito mais que a presença contínua dos banners, provando que a construção de relacionamento com o público, aliada a conteúdos de qualidade, é o caminho mais seguro a ser seguido se você deseja construir um negócio sólido.
Para mais detalhes da entrevista, confira o vídeo no topo deste post.
Muito bom ouvir entrevistas. Abraço.