Iniciar um negócio não é algo difícil, mas para que ele funcione bem e comece com o pé direito, é importante saber como elaborar um projeto de uma empresa passo a passo.
Caso o projeto falhe ou não seja feito corretamente, existe a chance de a empresa dar errado e até mesmo deixar de existir em pouco tempo. Confira neste artigo como fazer seu projeto e inicie sua empreitada com as melhores perspectivas de negócio!
Como elaborar um projeto de uma empresa
Para saber como elaborar um projeto de uma empresa de maneira eficiente e correta é necessário seguir alguns passos. Todos eles são importantes a sua maneira, nenhum deve ser deixado de lado. É possível adaptá-los, mas as especificidades de cada um devem estar presentes. Independentemente da ordem, veja os planos que você deve criar:
Marketing
O plano de marketing do projeto é focado na comercialização. Lá devem estar apontadas todas as ações a serem tomadas para definir o quê e como será vendido o produto ou serviço.
Nesta etapa entra também a lista de pesquisas de mercado feitas para iniciar o projeto. Assim você terá à disposição alguns dados cruciais para desenvolver e implementar metas e estratégias um pouco mais competitivas perante a concorrência.
Operacional
O plano operacional deve ter em seu conteúdo tudo o que diz respeito aos sistemas de produção, estoque e gestão que serão adotados. A nível técnico e organizacional, o documento deve deixar os setores e suas áreas claras, para que a execução seja compreendida em sua totalidade.
Recursos Humanos
Deve explicitar as estruturas hierárquicas da empresa, além de dar foco à política de pessoal e aos processos de contratação e formação. Podem ser inseridos, se houver, os planos de carreira e detalhes sobre como funcionarão os cargos e posições dentro da empresa.
Viabilidade
Esse é um dos pontos mais importantes de todo o projeto. Aqui é feita uma análise precisa e extensa a respeito dos montantes financeiros e da organização econômica do projeto empresarial.
Devem ser relacionados todos os investimentos iniciais aos custos, para que a empresa comece sua vida com o balanço positivo. Despesas devem ser previstas e já deve ser montada a primeira estrutura básica de gastos comuns.
Resumo legal
A parte mais burocrática. Precisa indicar os modelos jurídicos escolhidos, apontar procedimentos para estabelecimento judicial da empresa e também pormenores relacionados às práticas legais do negócio. Uma boa consultoria de compliance pode ajudar muito nessa etapa.
Sumário executivo
O sumário executivo é o único que precisa seguir uma ordem, e deve ser feito depois de todos os outros planos. Nele serão antecipados pontos importantes de desenvolvimento, contidos nos planos, de maneira mais sucinta e condensada. Deve conter detalhes como:
- • descrição da empresa e dos afazeres;
- • diferenciais competitivos;
- • produtos e/ou serviços que serão oferecidos;
- • missão da empresa;
- • perfil dos empreendedores;
- • mercado de atuação;
- • localização (e possíveis filiais, caso haja interesse);
- • aporte inicial;
- • forma jurídica e enquadramento tributário.
Este sumário poderá, em tese, servir como convencimento para futuros investidores anjo ou outros, portanto deverá ser simples e claro!
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