Saiba Como Fazer um Planejamento Tático e Quais os Benefícios para sua Empresa

planejamento tático

Em uma empresa, traçar objetivos e metas é algo que faz parte da essência do negócio, independentemente do ramo de atuação. O que muitos não sabem é que isso pode ser alcançado por meio do planejamento tático.

Afinal, não adianta apenas saber onde se quer chegar — é preciso saber como chegar como lá — e por qual caminho ir, e o planejamento tático é fundamental para isso.

Se você tem dúvida sobre o assunto, veja as dicas que preparei para serem aplicadas aí na sua empresa!

Entenda como funciona o planejamento tático

Depois de ter feito um bom planejamento estratégico, avaliando as forças e as fraquezas da empresa, é hora de traçar planos mais detalhados para poder começar a obter resultados.

É durante o planejamento tático que se define quais serão as novas abordagens do marketing, o que será feito no RH, quais serão os novos investimentos, como ficará o estoque, entre outras estratégias.

Como fazer um planejamento tático?

O planejamento tático deve ser feito com calma e atenção, veja as etapas:

1. Averiguar

Primeiro, é preciso definir quais são os problemas que estão ocorrendo em cada setor da empresa. Descubra quais são as causas desses problemas e, então, avalie quais são os efeitos que eles estão causando à empresa.

2. Solucionar

Em seguida, esboce alternativas viáveis para solucionar os problemas descobertos em cada setor.

3. Refletir

Agora, é muito importante — antes de tomar qualquer decisão ou de escolher uma alternativa — refletir bastante sobre quais são as possíveis consequências de cada opção apresentada. Quais são mais arriscadas? Quais oferecem mais chances de sucesso? O que cada alternativa irá requerer?

4. Agir

Finalmente, é preciso escolher uma alternativa para solucionar cada problema e, então, colocá-la em ação.

 Como o planejamento estratégico pode ajudar a empresa

Após traçar os planos táticos, você terá os objetivos de cada setor da empresa, que são pequenas ações que servem para garantir que os grandes objetivos do planejamento estratégico sejam atingidos. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos de objetivos táticos:

  1. garantir que, em até um ano, mais nenhum produto com defeito seja comercializado;
  2. garantir que o prazo de entrega dos produtos passe a ser cumprido 50% mais rápido;
  3. garantir que todos os funcionários possuam graduação em até três anos.

Para isso, é importante acompanhar relatórios, planilhas e feedbacks, que você pode obter facilmente contanto com um bom software de gestão para ajudar a monitorar a produtividade e eficiência da empresa e do planejamento tático.

E aí, gostou das dicas? Comece a aplicar o planejamento tático na sua empresa hoje mesmo. E não deixe de conferir as novidades aqui no blog da Ignição Digital!

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *