Muitos pensam que para fazer uma empresa crescer, deve-se focar apenas em novos consumidores. Porém, independentemente do segmento que atue, é fundamental trabalhar a fidelização e retenção de clientes.
Gosto de abordar esse tema, pois sair do superficial e criar laços verdadeiros entre marcas e pessoas é empolgante!
Truques para elevar sua retenção de clientes
Não existem regras, afinal, cada tipo de negócio age de uma forma e cada setor direciona suas ações. No entanto, existem algumas boas práticas que podem ajudar você nessa missão de ficar mais próximo ainda dos seus clientes. Quer saber quais são? Veja abaixo!
Conheça seu cliente
A primeira dica é, talvez, a mais importante. Ter conhecimento profundo sobre seu cliente é primordial para que alcance sucesso. Se você presta serviço para ele, precisa saber sobre o que se trata, quais as dores dele e onde você precisa agir.
Caso precise atingir o público dele, ou seja, se o trabalho for conversar com o consumidor final, entenda os dois — a empresa e seu target. Crie personas e, assim, saberá como planejar, quais ações criar e será muito mais assertivo.
Tenha empatia
É comum termos metas próprias e de equipe para atendermos bem aqueles a quem entregamos nosso trabalho. Porém, o segredo para fazer a diferença é mudar a mentalidade de colaborador para empresário.
Coloque-se no lugar do seu cliente e entenda o que ele deseja. Ele quer receber um produto e serviço mais qualificado? Quer mais atenção para negociar? O que deseja alcançar? As expectativas estão alinhadas?
Pense a partir da perspectiva dele e crie soluções! Depois volte neste artigo para contar os resultados, pois tenho certeza da eficácia deste truque.
Crie relacionamento
A maioria dos consumidores deseja se sentir especial e ter um pouco mais de atenção. Portanto, a dica para elevar sua retenção é sair do superficial.
O conhecimento sobre sua carteira de clientes junto com a mentalidade de empresário abrem espaço para criar um relacionamento. Disponibilize tempo e dê apoio, faça reuniões, estabeleça contatos rápidos durante a semana e veja a melhora dessa relação.
Além destes truques, é importante aplicar criatividade para surpreender seu público. Deixe o dia a dia revelar novas oportunidades e possibilidades de se aproximar e fidelizar seus clientes!
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