Saiba Como Vender Uma Empresa em Funcionamento

como vender uma empresa em funcionamento

Para a grande parte dos empresários, o momento de venda da empresa pode ser desgastante, ainda mais se o negócio estiver em funcionamento. A realidade do mercado é difícil, e saber como vender uma empresa em funcionamento é essencial para obter bons resultados.

Se você é empresário e está passando por essa situação, e não quer ter problemas, veja as dicas que preparei neste artigo!

Dicas de como vender uma empresa em funcionamento

Veja como facilitar esse processo para a sua empresa:

Tomando a decisão — vender ou não?

A primeira recomendação é de evitar que os acontecimentos imponham o momento da venda. As vezes a venda não será a solução para os problemas do dia a dia (apagar incêndio). Quando um empresário cria uma empresa, ele tem o propósito de deixar um legado para sua família, funcionários, clientes, fornecedores e sociedade, porém muitas vezes essas intenções geram ações muito diferentes por falta de um planejamento do processo de saída da empresa.

Então, por que ter o melhor produto, embalagem, propaganda e marca? E na hora de uma decisão certa como a mudança de controle, não se dá prioridade? Por isso a instrução é: planejar e executar um exímio projeto de saída do negócio.

Quanto mais rápido o empresário toma a decisão de entender e diagnosticar antecipadamente essa ação, ainda que de médio ou longo prazo, melhor resultado terá da operação. Não importa o estágio atual do negócio, sempre é tempo de se antecipar aos fatos para tomar melhores caminhos.

O valor da empresa na tomada de decisão

Uma saída bem planejada e executada não define um valor pelo ponto de vista do comprador. É preciso calcular o valor da empresa de forma profissional e com métodos consagrados que já consideram os produtos e serviços, lucros, capital de giro, ativos, estoques, expertise, patentes, clientes, marcas, e etc.

Além disso, o empresário precisa definir se essa venda será total ou parcial. Um dos aspectos mais importantes para o valor é a utilização de argumentos futuros do negócio. Reúna toda documentação que irá gerar possibilidades futuras (dos contratos às cartas de intensões), pois elas irão apoiar muito na negociação.

Sigilo é fundamental para o sucesso

Infelizmente, no Brasil, ainda a ideia de venda de uma empresa pode gerar muitos boatos. Então, a recomendação é de confidencialidade total. Nunca revele nenhuma informação sem a assinatura de um termo de confidencialidade (o chamado NDA, da sigla Non Disclosure Agreement) pela parte interessada.

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